Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 7 de janeiro de 2017

Efeméride - Início do projeto de novo estádio nas Antas - Esboço do atual estádio do Dragão


Como é lembrado hoje e sobre este dia em "Dragões Diário": «Há 17 anos, a 7 de janeiro do ano 2000, o arquiteto Manuel Salgado apresentava pela primeira vez o esboço daquela que viria a ser casa do FC Porto. O projeto da nova cidade desportiva das Antas tinha como epicentro o nosso Estádio do Dragão, com capacidade para receber comodamente mais de 50 mil espectadores. O estádio, que pelo menos para nós» (mas não só, diremos nós por outro lado, autor deste blogue, bem como para quem tem bom gosto e sabe apreciar o que for belo) «é o mais bonito do mundo» - sem ser exteriormente à cor de cimento, nem em tons berrantes. Estádio, o nosso, que depois «foi inaugurado a 16 de novembro de 2003, a tempo de ser palco da triunfante caminhada para a conquista do título europeu de clubes de 2004, em Gelsenkirchen, na Alemanha.»


Na época em que foi apresentado o projeto, após tempos de curiosa esperança, começava a crescer a materialização desse grande anseio, embora ainda nas asas da imaginação. Algo a que, agora, como lembrança desses tempos, damos à estampa uma imagem respeitante a um “poster” coevo, segundo reprodução da época (quando ainda o projetado estádio novo era indicado pelo nome do velhinho das Antas). Numa era de grande afirmação, tal qual quando, depois disso, Mourinho deu um murro na mesa a dizer que contra tudo e todos o futebol do Porto havia de ser superior, e Pinto da Costa suplantou a mania sulista dum tal Rio e seus comparsas contra o Porto.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário