Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Je suis Porto = Pinto da Costa ultrapassa Santiago Bernabéu, passando a ser o presidente de maior duração mundial !


A frase JE SUIS… andou por muito lado, a dizer que todos eram Charlie, como se sabe. Traduzindo apelo à liberdade, a propósito dos trágicos acontecimentos ocorridos em Paris, devido aos condenáveis ataques ao jornal francês Charlie Ebdo, de cujos atos resultaram mortes físicas e morais à liberdade de imprensa e opinião. Passando a ser uma máxima ainda atual o derivado conceito de que todos somos qualquer coisa, como afirmação de apoio.

Como tudo o que se passa no miolo da Europa acaba por cá chegar, qual nuvem passageira, transpondo a um campo que nos relaciona mais, o pensamento voa por assuntos da afetividade, do que fazemos parte. Podendo então dizer-se que todos somos portugueses, embora alguns sejam mais que outros em questões sociais e não só…e, quanto ao resto, tudo o que é do denominador comum afeto ao FC Porto, por cá, nosso, destes lados do coração e da massa cerebral, Somos Porto.

Noutros tempos, sem estrangeirismos, aqui pelas nossas bandas, em vez de se dizer assim, somente, o povo comum tomava o todo pela parte e era costume acrescentar-se por ou pelo, conforme o facto – como no caso do futebol popularmente dizíamos… somos pelo Porto. Tal como, além de sermos pelo nosso clube predileto nacional, representante de nosso distrito ou região e principal embaixador do país nos trinta anos mais recentes, também sou pela nossa freguesia e pelo meu concelho. Pelo telurismo que, em suma, está impregnado em todos os que se sentem felizes com suas ligações.

Assim sendo, sendo pelo Porto, Portista, naturalmente que admiro quem também é Portista e especialmente que se devota ao FC Porto, tal como quem suou a camisola azul e branca em defesa do FC Porto, quem trabalhou e se esforça em prol do FC Porto. E como tal sou admirador do trabalho de Pinto da Costa em todas as causas que abraçou ao serviço do FC Porto e eternamente grato por quanto elevou o FC Porto.


Como tal, registo aqui o facto de a partir desta data Nuno Pinto da Costa ser o máximo dirigente internacional de futebol. Ao haver ultrapassado Barnabeu em todos os números curriculares, ultrapassado que fica, de ora em diante, esse antigo presidente do Real Madrid.

Para efeito histórico, anoto o que é referido, a propósito, no jornal O Jogo, com dados referentes ao dia de hoje. Pois a partir de amanhã, naturalmente, passa a somar-se cada vez mais, em maior distância e alcance…

« Pinto da Costa conta (agora) com 34 anos, 8 meses e 19 dias à frente do FC Porto. Há vários presidentes que o mundo consagrou. O portista já era recordista de títulos e agora tem mais para contar.

Jorge Nuno Pinto da Costa deixa Santiago Bernabéu para trás e passa a ser o presidente com mais tempo consecutivo num clube na história do futebol mundial. São já 12.684 dias à frente dos destinos do FC Porto.


Os livros de história nem sempre são claros em relação à tomada de posse de Santiago Bernabéu no Real Madrid, em 1943. Há registos que apontam a 11 de setembro, outros a 14 e até a 15 do nono mês do ano. A morte, no cargo, foi a 2 de junho de 1978. De qualquer forma, é seguro que, tenha o presidente que deu o nome ao atual estádio da equipa de Cristiano Ronaldo tomado posse em que dia fosse, hoje Pinto da Costa já o deixou para trás.

São 12 684 dias como líder supremo do clube que ama. São quase 35 anos, a que se juntam outros 20 como seccionista, diretor e chefe do departamento de futebol. É o maior mito entre os líderes míticos que O JOGO recorda nas páginas da sua edição desta sexta-feira ».


Sendo Porto, como somos todos os que temos o FC Porto como parte integrante de nossas vidas, ainda ficamos mais orgulhosos com essa honraria. Por algum motivo se sabe que os adversários não gostam de Pinto da Costa, porque ele não é presidente de seus clubes, naquela máxima verdadeira de quem desdenha quer comprar… e eles, então, porque não têm alguém assim entre eles, compram os árbitros para ajudar… e compensar.

Somos pelo Porto e isso é grande honra, efetivamente. Com orgulho por bons motivos, incluindo gostar de vencer de forma honesta, tendo memória em valorizar a glória do triunfo. 

Para alguém se sentir bem é necessário haver sedução, importando haver propriedade, de modo a todos  nos sentirmos fortes no que é nosso, entre os nossos. E somos assim, entre Portistas, pelo Porto. Haja então união, em podermos ser felizes tendo raízes.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Como escreveu o genial Carlos Tê, PdC conseguir levar um clube complexado aos maiores feitos do futebol português tirando a hegemonia do futebol em Portugal aos clubes da Capital...

    ResponderEliminar