Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Lembrança do desfecho de Basileia mal validado – na 1ª final europeia portista e início histórico dos jogos FC Porto - Juventus


O FC Porto volta a encontrar-se neste princípio de ano de 2017 com a equipa italiana que dá por nome Juventus mas é conhecida por velha senhora, em novo encontro, agora para a Liga dos Campeões Europeus de 2016/2017, depois do jamais “engolido” jogo da final de Basileia, disputado na Suíça em 1984 para entrega da Taça das Taças que ao tempo se disputava. Algo que para sempre ficou como velha lembrança duma das maiores injustiças acontecidas em palcos de futebol do velho continente mundial.

Porque há “coisas” impossíveis de esquecer e que deverão ser avivadas em momentos propícios, para que não possam voltar a acontecer de modo idêntico, recordamos aqui essa mesma final através de imagens e páginas do “Livro de Ouro / FC Porto - A História, os triunfos e as imagens de todos os tempos”, edição do jornal lisboeta Diário de Notícias, com patrocínio da Telecel, distribuído durante o ano 2000.


Tendo o desfecho desse jogo tirado ao FC Porto praticamente a taça em disputa, com o golo decisivo a resultar duma evidente falta do avançado polaco Boniek, um dos estrangeiros ao tempo ao serviço da Juventus, tal como o francês Platini que ficou com a ficha manchada pelos casos conhecidos em que ficou associado ao longo dos tempos, além do que para sempre fica ligado ao que se falou e escreveu nesse tempo… mais tarde foi tentado reparar de alguma forma essa realidade em Portugal com a entrega de uma outra taça reparadora. Facto concretizado, finalmente, através de iniciativa dum programa televisivo, chamado “1,2,3” da RTP, por meio de subscrição pública. Havendo a entrega sido efetuada em Outubro de 1984 durante a realização ao vivo duma edição desse programa, então realizado propositadamente num palco da cidade do Porto – conforme se recorda aqui e agora, também, com imagens de reportagem da publicação respetiva do mesmo programa,”123 revista”


ARMANDO PINTO

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

3 comentários:

  1. Nem é bom lembrar; foi um desfecho super triste, daqueles que estávamos à época habituados a gramar e aguentar!...
    Eu resolvi desse jogo guardar apenas o lindíssimo golo do Sousa em memória! Não me lembro das riscas pretas...
    O Platini teve finalmente o que merecia, esperemos que nunca mais se cruze connosco . - A derrota de Portugal contra a França, já foi resolvida; vamos esperar que o nosso FCP resolva já a questão com a Juve !

    ResponderEliminar
  2. Esta noite o F C Porto voltou a ser roubado, com o inimigo principal mais uma vez vindo da Alemanha. A Juventus é muito poderosa m nonetariamente e nos poderes oficiais, tem a Fiat de Turim por trás, como em 1984. Já a UEFA continua a ser mafiosa a favor dos poderosos. Como o Porto é forte com equipas fortes havia que expulsar alguém cedo, e com o italiano a provocar, foi o Alex para a rua. Mais do mesmo.

    ResponderEliminar
  3. In JN
    Hoje às 22:40 h

    Pinto da Costa critica arbitragem no jogo com a Juventus

    Pinto da Costa, presidente do F.C. Porto, revelou-se critico da arbitragem de Felix Brych, juiz do embate do jogo frente à Juventus, na noite desta quarta-feira, no Dragão. O dirigente mostrou uma imagem com o pé de Herrera, totalmente cortado, que considerou "incrível".

    "A partida ficou marcada pela expulsão de Alex Teles, mas o nosso jogador Herrera ficou o pé neste estado. Incrível. É o futebol que não compreendo", referiu o líder dos dragões, exibindo uma foto com o pé do mexicano totalmente cortado.

    "Durou um par de minutos. Depois da expulsão foi um jogo de sentido único com sequências como estas, graves, do estado do pé de Herrera", destacou o responsável sobre o confronto.

    (Transcrição do autor do blogue, Armando Pinto)

    ResponderEliminar