Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 27 de março de 2017

6ª Corrida e Caminhada pela Paz passou pelo Santuário de Fátima, com portistas Fernando Gomes e Aurora Cunha a representarem o nosso azul celeste… também.


Corrida e Caminhada pela Paz de 2017 realizada em Fátima, passando pelo Santuário, teve especial participação portista com Fernando Gomes e Aurora Cunha como representantes do sentimento azul celeste. Cuja iniciativa decorreu na manhã de domingo, dia 26, e percorreu principais ruas da Cova da Iria.

Com efeito, o Santuário de Fátima acolheu na manhã do último domingo de março a 6ª Corrida e Caminhada pela Paz. Jornada essa que foi organizada pelo sexto ano, desta vez mais memorável por ser no ano do Centenário das Aparições. Levada ao terreno através de ação conjunta do GAF-Grupo de Atletismo de Fátima e da Liberty Seguros, denominada 6ª edição da Corrida & Caminhada pela Paz Liberty Seguros, este ano sob tema do Centenário e integrando o programa oficial das comemorações de um dos acontecimentos mais marcantes da Igreja Católica.


A iniciativa teve início na Capelinha das Aparições com o acender da Tocha da Paz. A meio do percurso os participantes da caminhada voltaram ao local onde Nossa Senhora apareceu para fazerem orações pela paz.

Com assinalável aderência, foram muitos os participantes  na Corrida e Caminhada da Paz, que contou com adesão de nomes conhecidos do desporto e televisão, por exemplo. Tendo Fernando Gomes, antigo goleador de futebol e atual relações públicas do FC Porto feito companhia a Aurora Cunha, antiga recordista do atletismo nacional, também, assim como o locutor televisivo Jorge Gabriel, mais conhecido por fazer o programa das manhãs da RTP, estado entre os que marcaram presença. Sendo de assinalar que Aurora Cunha já foi madrinha deste evento por diversas vezes. 

«Apesar da chuva, frio e vento nada abalou mais de cinco mil pessoas a participar nesta expressão de amor ao próximo», referiu Jorge Gabriel numa das redes sociais.


Dessa participação dão conta algumas imagens colhidas em espaços da Internet, desde o acender da "Tocha da Paz" na Capelinha das Aparições, mais um aspeto do transporte do símbolo, até às fotos de recordação, com o santuário ao fundo.

Esta iniciativa percorreu as principais ruas e avenidas da Cova da Iria, num total de 10 km para quem correu e 5 km para quem caminhou. Denominada Corrida pela Paz Liberty Seguros, segundo apoio recebido, teve os seus primeiros 5 Km percorridos totalmente na zona central da Cidade de Fátima, tendo os restantes 5 Km um misto entre zona sul da cidade e o regresso a finalizar novamente na zona central. Após chegada ao Santuário, teve lugar a Cerimónia de Evocação pela Paz no Mundo na Capelinha do Santuário.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))


Sem comentários:

Enviar um comentário