Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 29 de março de 2017

Exposição Museológica dos Objetos Portistas dos Meses de 2016


Mais uma exposição temporária se encontra no espaço de visita livre, a chamada Sala Multiusos do Museu, lateral à entrada do Museu do FC Porto. Desta vez expondo ao público os 12 "Objetos do Mês" referentes aos meses de 2016, conforme estiveram no átrio de acesso à loja do Dragão durante o ano passado. Onde, por junto se pode apreciar tais objetos que, não estando na exposição permanente, por ora, fazem parte das reservas do Museu.


De entrada livre, é um bom motivo de se passar alguns momentos a admirar objetos que fazem parte da história do FC Porto. Como um dia destes o autor destas linhas viu no local – e pude enfim demorar-me diante de cada peça a ver bem e a imaginar os golos que aquela bola antiga testemunha, as mãos que primeiro pegaram em cada estatueta, qual a que glorifica a grande vitória do ciclista Artur Coelho no Brasil, a honra que Pedroto sentiu com aquela camisola azul de então da seleção portuguesa, quão a alegria vertida aquando de cada taça recebida, quer por futebolistas como atletas de outras modalidades, as tacadas saídas da arte bilharista de Wilson Neves, tendo ainda nos ouvidos o toque da corneta do Sr. Lourenço ouvida no antigo estádio das Antas, como no pavilhão e mais recentemente ainda no Dragão Caixa como no novo estádio do Dragão, bem como todos os objetos ali patentes e que distinguiram façanhas de representações portistas.


De tudo isso um pouco falam as imagens captadas pelo autor deste blogue, que se juntam como ilustração.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para as ampliar )))

2 comentários:

  1. O Museu do FCPorto está um espetáculo. Unicamente precisa de ter todas as taças e objetos conquistados, para não estarem em reservas armazenadas. Gostava de voltar a ver o pedestal que falta atualmente na estatueta dos campeoníssimos do andebol, a grande taça Somelos Helanca atribuída ao guarda-redes Américo, os quadros da antiga sede dos Aliados com fotografias dos primeiros olímpicos e dos internacionais de futebol e tanto mais. Fora isso o que tem é bonito de se ver.

    ResponderEliminar
  2. Ainda não sabia dessa exposição, não tenho ideia de ter visto qualquer reportagem no Porto Canal a informar dela, e sendo assim tenho de ver porque não pude ver todos os que estiveram ao público durante o ano. Deve ser importante, vou ver.

    ResponderEliminar