Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Vitória de Amaro Antunes do FC Porto na primeira “Clássica” da época ciclista nacional: Triunfo na Clássica da Arrábida!


Na linha da época passada, o FC Porto está a começar a nova temporada ciclística em boa forma, com Amaro Antunes a vencer a importante Clássica da Arrábida, a primeira corrida oficial de um dia em que a equipa portista correu em Portugal este ano. Visto na anterior prova duma etapa a formação azul e branca apenas ter alinhado com um pequeno grupo, em virtude da equipa ter estado na sua maior força simultaneamente em Espanha.  Ao passo de corrida que agora o FC Porto marcou presença de modo a que equipa esteve já ao seu nível e individualmente Amaro confirmou, desta feita, numa prova com cinco contagens de montanha, o excelente início de temporada (contando com o que anteriormente obteve, incluindo também o terceiro lugar na etapa rainha da Volta à Comunidade Valenciana e o triunfo na etapa terminada no alto do Malhão, no encerramento da Volta ao Algarve).


Na Arrábida, este domingo primeiro de Março, o Ciclista do W52-FC Porto-Mestre da Cor confirmou o excelente início de temporada através de triunfo na prova portuguesa, com estatuto internacional, chegando à meta adiantado aos seguidores após ataque na parte final da última subida, em plena zona de "sterrato" (Terra Batida) a cerca de 2,5 Km do fim, que era em empedrado, no culminar de um trabalho de toda a equipa. Havendo então Amaro pedalado para a vitória no troço de terra e gravilha, sempre a subir para o Miradouro de Palmela.


Na prova em apreço foram estes os dados finais, da classificação que fica para a história da Clássica da Arrábida / 2017:

1º - Amaro Antunes
11º - Joaquim Silva - com + 41s (c/ mais 41 segundos)
35º - Rui Vinhas + 1:36 (mais 1 minuto e 36 segundos)
62º - António Carvalho + 6:38
77º - João Rodrigues + 9:52
80º Samuel Caldeira + 10:50
88º - Tiago Ferreira + 18:51


Coletivamente a equipa W52 - FC Porto - Mestre da Cor ficou em 3º lugar, sendo essa classificação por equipas vencida pela Efapel, enquanto na Geral do Prémio Montanha Amaro Antunes somou o 3º posto e na Geral das Metas Volantes o 2º foi Samuel Caldeira.


Diante do saboroso triunfo, o vencedor sintetizou assim a prestação individual e coletiva: «Tal como acontecera na Volta ao Algarve, a equipa trabalhou desde muito cedo para que a vitória fosse possível. Depois da penúltima subida deu-se uma queda e eu acabei por ficar sozinho. Como o grupo já estava muito fracionado, ataquei de longe e, felizmente, consegui ganhar. Agradeço aos meus colegas do fundo do coração», afirmou Amaro Antunes.


Assim, registe-se aqui como Memória Portista, que Amaro Antunes venceu a Clássica da Arrábida, prova internacional do calendário português, concluindo os 186,6 quilómetros com o tempo de 4h 36m 34s. O ciclista do FC Porto bateu Sérgio Paulinho, da Efapel, chegado à meta dois segundos depois, tal como o norueguês Andreas Vangstad, da Team Sparebanken, que foi o terceiro classificado, registando o mesmo tempo de Paulinho. Enquanto o melhor ciclista do Sporting-Tavira se classificou em 7º lugar.


A internacional Clássica da Arrábida-Cyclin'Portugal, teve percurso duro e contava com um total de seis subidas categorizadas nos últimos 70 dos 186 quilómetros que compunham o trajeto, contando com escaladas não só à Serra da Arrábida como também ao Alto das Necessidades e ao Miradouro de Palmela, onde estava instalada a meta final em local próximo ao Castelo de Palmela. Sendo esta prova, disputada na região de Setúbal a segunda a contar para o trofeu de regularidade patrocinado pela Liberty Seguros, composto por três corridas. Dado que Amaro Antunes não participou na Prova de Abertura do calendário nacional, que principiou a contar para essa classificação, Amaro chegou-se à frente da soma total das provas entretanto decorridas, posicionando-se em 2º, enquanto o líder do Troféu Liberty Seguros continua a ser o jovem Francisco Campos, da equipa Miranda-Mortágua, estando os dois com a mesma pontuação, por ora, até à próxima corrida que definirá o vencedor dessa sequência.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Vamos ver se e quando houver alguma vitória de ciclistas do Sporting como a comunicação social se porta, já que até agora como têm sido os ciclistas do FCP que ganham, tem havido um silêncio grande e poucas imagens aparecem e num canto qualquer meio escondido nos jornais.

    ResponderEliminar