Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

35 Anos de Gerência do Presidente-Dragão Nuno Pinto da Costa


São consideráveis os anos e é inquestionável a obra de Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa à frente dos destinos do FC Porto. Perfazendo agora, a 17 de abril, 35 anos que foi eleito Presidente da Direção do FC Porto.


Porque tudo o que pensamos e sentimos está expresso em tantos textos do que ao longo dos tempos tem ficado escrito pelo autor destas linhas, quer neste blogue Memória Portista, como anteriormente noutras publicações, e para não estar a repetir, colocamos desta feita, além de imagens de arquivo pessoal, mais algumas linhas do que no jornal O Jogo nesta mesma data foi publicado a propósito da ocasião, ora em apreço.


«Pinto da Costa comemora esta segunda-feira 35 anos desde a primeira eleição para presidente do FC Porto. A 17 de abril de 1982, tornou-se no 33.º presidente dos dragões, tendo começado a trabalhar nove dias depois. E não mais parou. Pinto da Costa já era o presidente com mais títulos da história do futebol, mas desde 13 de janeiro de 2017 que passou a ser também o mais "longínquo" dos presidentes de clubes a nível mundial, tendo ultrapassado, ao 12 684.º dia, o "mítico" Santiago Bernabéu (do Real Madrid). Até à data, enfrentou em eleições apenas um adversário (Martins Soares), em 1988 e 1991.»

Como o que está mais perto, mais se torna presente, para além da campanha de manobras de bastidores que estão a levar o Benfica ao colo e a tornar o futebol português desacreditado, acresce que «o empate do FC Porto na véspera de Páscoa em Braga não foi a prenda que Pinto da Costa desejava receber por este aniversário. O FC Porto viu o Benfica distanciar-se e ficou numa situação mais complicada na luta pelo título. É isso que lhe que tem faltado nos últimos anos: Desde o tricampeonato, conquistado por Vítor Pereira em 2013, que o futebol não voltou a dar alegrias.

= Pinto da Costa com a filha, em noite da gala anual de entrega oficial dos Dragões de Ouro =

Em abril do ano passado, Jorge Nuno Pinto da Costa foi eleito para o 13.º mandato como presidente com 79% dos votos, o número mais baixo desde que foi eleito pela primeira vez. Nesse último ano, destaque para o regresso do ciclismo ao clube. Rui Vinhas ganhou mesmo a Volta a Portugal.»


Sempre defensor do FC Porto, a mais recente tomada de posição relacionada foi a manifestação pública de repúdio à condenável atitude dum secretário governamental, da atual geringonça governativa PS/B E/PC ter afrontado o FC Porto, com o beneplácito do presidente do clube conotado com o clube vermelho de Lisboa. Conforme no mesmo jornal O Jogo ficou impresso e expresso: «“Pinto da Costa viu a primeira parte do Braga-FC Porto na bancada presidencial do Municipal de Braga, junto do homólogo braguista, António Salvador, mas assistiu à segunda parte na última fila da mesma bancada junto da restante administração da SAD portista. A razão, revelou fonte oficial dos dragões, foi a forma como o secretário de Estado José Mendes, que também estava na primeira fila, festejou exuberantemente o golo do Braga", apontado por Pedro Santos logo aos seis minutos. "Se está aqui como adepto devia ir para a outra bancada, se está como membro do Governo é lamentável que se comporte assim", disse o presidente portista, segundo a mesma fonte.»


Ontém e hoje sempre Portista dos quatro costados, Pinto da Costa faz parte da história do FC Porto desde os seus tempos de adepto anónimo, mas constante, como recordou num livro biográfico a propósito do célebre jogo em que o bem triunfou sobre o mal, no desafio de futebol do "caso Calabote". Conforme se pode ler em página de que se junta imagem inclusa do texto e recorte da foto - para também mostrar a celebérrima fotografia que tem servido para certos arranjos fotográficos das normais inventonas de adeptos adversários sem escrúpulos... entre os que gostavam de ter um presidente assim no seu clube.


Pinto da Costa é líder do FC Porto há 35 anos, mas longo foi o caminho, desde os tempos em que entrou para os corpos sociais do dirigismo portista e especialmente a partir que chefiou o departamento profissional de futebol azul e branco e nessa missão teve papel importante no retorno dos títulos ao clube, assim como no período que se seguiu ao chamado verão quente das Antas e por fim o regresso (tão desejado por nós e muitos mais, como se percebe pela missiva cujo original se encontra no museu do FC Porto – carta essa de que se junta imagem), ao assumir em boa hora a presidência portista. Como entretanto já se deu testemunho num artigo escrito e publicado, em mensagem pessoal, na antiga revista (do anterior Conselho Cultural do FC Porto) Mundo Azul.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Parabéns presidente. Muitos anos de vida e de grande Portista. Um grande abraço meu.

    ResponderEliminar