Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Manuel França: primeiro recordista do atletismo portista


A propósito da efeméride do primeiro recorde conseguido por um homem do atletismo do FC Porto, facto acontecido a 27 de Abril da segunda década do passado século XX, vem a talhe agarrar a estafeta da memória para relembrar essa modalidade atualmente desativada do âmbito azul e branco mais forte.

O atletismo foi uma modalidade praticada no FC Porto desde os primeiros tempos do clube, mas que a partir de determinada altura passou a ter certa dificuldade de afirmação e sobrevivência, até que o poder federativo lhe deu um tiro, não de partida mas de morte, com o caso de não aceitação de inscrição de raparigas estrangeiras, após o FC Porto ter obtido o título nacional feminino já no século XXI. Ao invés de inscrições posteriores de outros clubes, como ocorre atualmente. Sendo que pela tradicional supremacia do sul nessa modalidade houve quem não gostasse que o FC Porto também molhasse a sopa… na senda dos escassos títulos de pista ao ar livre que tiveram vencedor nortenho, como o FC Porto conseguira no setor masculino em 1952 e 2001…

Derivado a isso tudo, o atletismo desapareceu do ecletismo do FC Porto e, no fim de contas, sem um clube de peso a competir nas pistas nortenhas, essa modalidade anda deveras esquecida a arrastar-se pelos trajetos de corrida no norte do país. Contudo continua a ser um desporto que deixou muitas recordações e faz parte da história do FC Porto.

Assim sendo, como anteriormente já lhe dedicamos algumas atenções e em breve aqui faremos uma resenha memorial sobre essa antiga modalidade desportiva dentro do FC Porto, desta vez e entretanto lembramos uma efeméride interessante, conforme vem relatada em “Dragões Diário”:

A 27 de Abril, «em 1924, Manuel França inscreveu o seu nome como primeiro 'recordman' do FC Porto no atletismo, na disciplina de 10.000 metros, com o tempo de 39.29,3 minutos. O resultado - hoje pré-histórico, bastando dizer que o recorde nacional atual é de 27.12,47 - valeu-lhe a vitória no Torneio de apuramento para ‘recordman’ do Norte.»

Como ilustração, para dar devido realce à rememoração, juntamos imagem fotográfica do referido atleta, retirada duma pose de conjunto dessa época, documento visual que também se coloca aqui à consideração memorial.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Gostaria que o Futebol Clube do Porto competisse (também) no atletismo, onde temos uma história recheada de êxitos e de grandes atletas. Seria tão interessante como é atualmente a natação.
    Não conhecia o feito deste Manuel França, sendo gratificante saber que o slogan de "a vencer desde 1893" tem plena atualidade.

    FRAGAO, SEMPRE!

    ResponderEliminar