Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

FC Porto é brilhante vencedor da “ Premier League International Cup”, prova internacional disputada em Inglaterra, ao bater na final o Sunderland


Sunderland AFC  U23s, 0 - FC Porto B, 5

Com uma grande exibição e numa autêntica confirmação de valor, a jovem equipa de futebol do FC Porto do escalão B conquista a mais importante prova internacional da categoria sub-23, para jogadores com menos de 23 anos, realizada em Inglaterra, num percurso que contou com um conjunto de clubes dos quais metade eram do país organizador e a outra metade de diversos países europeus, num lote das melhores equipas europeias. Culminando numa apoteótica vitória portuguesa, depois duma caminhada vitoriosa da turma portista que meteu pelo meio eliminação de equipas como o Manchester United e outros que tais, mostrando que no estrangeiro, onde não há árbitros a mando do clube do regime português, se consegue mostrar valor. Tanto que o FC Porto venceu a final, em jogo frente à equipa de Sub-23 do Sunderland, conquistando a taça da  Premier League International Cup e passou a ostentar o título de Campeão da edição de 2016/17 da Premier League International Cup.


A final, disputada ao fim da tarde de 17 de Maio, pelas 19 horas, teve transmissão direta para Inglaterra e para Portugal, neste caso através do Porto Canal. Sendo este dia uma data que fica a marcar tão honrosa vitória, qual feito histórico para o futebol portista e internacional, como marco da primeira vitória duma equipa portuguesa numa competição oficial de sub-23, sendo o FC Porto o primeiro a triunfar na “ Premier League International Cup”.


Estamos agora para ver se haverá jornais e revistas com "posters" da equipa campeã…  Já nem olhando aos diversos canais das televisões, pois ao menos pelo Porto Canal podemos ver e agora rever bem o jogo todo e a festa do levantar da taça que em Portugal só o FC Porto tem e passa a juntar às muitas que fazem do FC Porto o clube português com mais taças internacionais conquistadas em provas oficiais.


Ora, para a história e em conclusão, fica que o FC Porto B esmagou a equipa sub-23 dos ingleses do Sunderland, equipa que afastara o Benfica, entre outros, do percurso em que teve de ultrapassar mais equipas, conquistando assim o FC Porto a Premier League International Cup pela primeira vez na história. Ao golear o Sunderland por 5-0, na final da competição. Galeno (aos 5' e 37' minutos de jogo), André Pereira (aos 45'), Kayembe (51') e Chidozie (54') apontaram os golos que carimbaram a vitória azul e branca na prova.


Depois de na época 2014/15 ter perdido na final, diante do Manchester City (de Inglaterra), a equipa azul e branca assegurou agora a primeira Premier League International Cup da história, sucedendo assim ao Villarreal (de Espanha). Prova Internacional de equipas B que é uma espécie de Champions de equipas bês. E curiosamente esta final, disputada no estádio do Sunderlan, em Inglaterra, teve então por palco esse recinto desportivo que também se chama estádio da Luz (Stadium of Light), numa interessante curiosidade e coincidência de como o FC Porto tem por hábito festejar títulos no estádio da Luz…


Com esta vitória, noutro aspeto, há que destacar que a Equipa B do FC Porto em 3 anos conquistou um título de Campeão Nacional da 2ª Liga, ao que junta agora este ano mais um título internacional. Enquanto o treinador António Folha, depois que anteriormente foi Bi-Campeao de Juniores A, em Portugal e pelo FC Porto, também, obtém  agora na categoria de Sub-23 a Premier League International Cup.


Em jeito de registo, anotemos o que consta da história portista registada na página informática oficial do FC Porto:

«GOLEADA VALE CONQUISTA DA PREMIER LEAGUE INTERNATIONAL CUP
FC Porto B arrasou na final com o Sunderland (5-0) e ergueu o troféu pela primeira vez.

O FC Porto B conquistou a edição 2016/17 da Premier League International Cup depois de golear o Sunderland na final da prova, por 5-0. Os Dragões não deram hipóteses no Stadium of Light, em Sunderland, e construíram um triunfo que não deixa margem para dúvidas, com golos de Galeno (5m e 37m), André Pereira (45m+2), Kayembe (51m) e Chidozie (55m).

Praticamente um ano depois da conquista da Segunda Liga (2015/16), o FC Porto B voltou esta quarta-feira à rota dos títulos, desta vez internacionais, ao sagrar-se campeão da Premier League International Cup. Na tarde desta quarta-feira, os Dragões bateram a equipa de Sub-23 do Sunderland, no seu estádio (Stadium of Light), por 5-0, e levantaram o troféu depois de nas duas anteriores edições terem conseguido chegar à meia-final (2015/16) e final (2014/15).


Foi uma história praticamente perfeita aquela que os azuis e brancos escreveram nesta final, que, pode dizer-se, teve princípio, meio e fim feliz. Mandam as “regras” que as finais são para se ganhar e os jogadores de António Folha não abdicaram nem por um instante dessa máxima. Demoraram cinco minutos a prová-lo. O tempo suficiente para Fede Varela tirar o primeiro de muitos toques de classe da bota direita e Galeno tirar as medidas à baliza de Stryjek. O avançado brasileiro, que decidiu a meia-final, entrou determinado em completar o serviço e fez o 1-0, completando um belo desenho de futebol ofensivo.


Não menos esclarecido na partida entrou Fede Varela. Foi dos pés do hispano-argentino que nasceu o lance da grande penalidade cometida sobre Galeno e desperdiçada por Kayembe (29m), naquele que foi talvez o momento “menos” dos Dragões na partida, e foi também do 68 dos Dragões que se iniciou o lance do 2-0. Desta vez com Fernando como intermediário entre Fede Varela e Galeno, que bem servido pelo lateral direito, como habitualmente, não falhou.


O domínio dos azuis e brancos no primeiro tempo foi total e foi com naturalidade que ainda antes do intervalo a vantagem se alargou para 3-0. Apareceram na partida o talento de Kayembe e o sentido de oportunidade de André Pereira: o primeiro trabalhou com classe dentro da área e assistiu de, pé direito, o ponta de lança ao segundo poste para um golo fácil (47m).


A vantagem de três golos ao intervalo dava algum conforto aos Dragões, mas não retirou a esperança total aos jogadores da casa. Isso ficou patente na entrada forte que forçaram no segundo tempo em que em dois minutos, por duas vezes, estiveram perto de reduzir. Assustaram os ingleses, que acabaram por despertar os jogadores portistas para os 45 minutos que os separavam de uma inédita conquista internacional.


Tal como tinha feito no final da primeira parte, Kayembe voltou a estar em evidência. Iniciou a jogada que o próprio haveria de concluir já dentro da grande área, depois de Fernando ter inicialmente direcionado o cruzamento para o calcanhar de Fede Varela. De novo dentro da grande área e de novo de pé direito, Kayembe fez o 4-0. Isto foi aos 51 minutos, quatro antes dos portistas chegarem aos 5-0. Desta vez, de bola parada, tiveram a palavra dois defesas: Inácio bateu o livre que Chidozie desviou de forma notável para o fundo das redes, estabelecendo o resultado final.


Com 5-0, os portistas puderam finalmente descansar e até aos 90 minutos desperdiçaram ainda algumas chances para chegar à dúzia. Não o conseguiram, mas fecharam a prova com a taça na mão e com um registo notável de seis vitórias, dois empates e uma derrota, com 14 golos marcados e apenas um sofrido.

FICHA DE JOGO

SUNDERLAND SUB-23-FC PORTO B, 0-5
Premier League International Cup, final
17 de maio de 2017
Stadium of Light, Sunderland (Inglaterra)

Árbitro: P. Wright
Assistentes: L.Freeman e O.Bickle
Quarto árbitro: M.Coy

SUNDERLAND SUB-23: Stryjek, Robson, Donald Love, Thomas Beadling, Denver Hume, Greenwood, Ethan Robson, Gooch, Embleton, Joshua Maja e Joel Asoro
Substituições: Ethan Robson por Luke Molyneux (45m), Robson por Andrew Nelson (60m) e Gooch por Gamble (76m)
Não utilizados: Brotherton, Talbot, Daniel Wright, Dan Casey
Treinador: Elliot Dickman

FC PORTO B: Gudiño, Fernando, Chidozie, Rui Moreira, Inácio, Omar Govea, Francisco Ramos (cap.), Fede Varela, Kayembe, Galeno e André Pereira
Substituições: Fede Varela por Graça (64m), André Pereira por Ismael (69m) e Kayembe por Verdasca (76m)
Não utilizados: Ricardo Silva, Rui Pires, Musa e Tony Djim
Treinador: António Folha


Ao intervalo: 0-3

Marcadores: Galeno (5m, 37m), André Pereira (45+2), Kayembe (51m) e Chidozie (55m)

Disciplina: cartão amarelo a Gooch (57m) e Donald Love (59m) »


Nota: Imagens do universo da Internet

ARMANDO PINTO
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

4 comentários:

  1. Exibição maravilhosa! Grandes jogadores e excelente conjunto.
    Magnífico e prestigiante triunfo. O Futebol Clube do Porto, faz História.

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Sim! Faz história!

    Como fizeram história os juniores dos anos 60 lembram-se?

    A histórica conquista do Torneio de Limoges, em França, com uma receção que encheu a Avenida dos Aliados no percurso entre a Estação de S. Bento e a antiga Séde do Clube.

    Actos que sucederam com outras modalidades como o Ciclismo em 1964 (Joaquim Leão) e Basquetebol em 1972 (Dale Dover)
    ... por exemplo.

    Um repto! Fale-se (escreva-se) sobre esta efeméride!!! Como agora, nesses tempos também nada se ganhava no futebol!

    A única diferença é que na altura os adeptos viviam os êxitos de todo o FC Porto, e, hoje em dia só do... futebol.


    Cumprimentos respeitosos...

    ResponderEliminar
  3. Como desta vez não tem matéira contra ninguém em particular passa... outra vez... o comentário anónimo do comentador que é um dos dois habituais anónimos. Mas com uma achega, para também ver que lhe pode tocar qualquer coisa: O que refere no repto já foi historiado no anterior blogue do autor (o tal "Lôngara" que, como incomodava adversários do regime, houve quem conseguisse eliminar da internet, quase ao jeito do que há pouco sucedeu com o ceberataque geral), quanto ao Torneio de Limoges que foi acontecimento badalado nos idos de meados de sessenta; enquanto sobre o Dover se procurar neste atual blogue Memória Portista verá que tem sido lembrado em diversas ocasiões.
    Saudações Portistas e cumprimentos também respeitosos,
    com admiração portista
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez a imprensa escrita e audiovisual fascizoide e centralizadora que temos, ignorou completamente esta vitória internacional brilhante da nossa equipa B.
    Se eles são contra nós porque razão não proibimos a entrada deles no Dragão?
    Afinal já temos o nosso espaço público e defesa no Porto Canal, por isso cortemos o mal pela raiz.

    ResponderEliminar