Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 28 de maio de 2017

“FC Porto Vintage-hóquei” campeão nacional de hóquei em patins na categoria de mais de 35 anos !


Em momento atual difícil da vida do hóquei nacional, quando o hóquei em patins português segue trilhos sinuosos à imagem do sistema do polvo futebolístico e nesse ínterim se somam casos de lesa verdade desportiva, emerge felizmente algo da representatividade do hóquei de mentalidade mais amadurecida, como é o caso dos veteranos. Em cuja categoria se disputou este fim de semana o Nacional de mais de 35 anos, entre equipas classificadas com antigos hoquistas nessa faixa etária.

Em tal testemunho, onde o presente se mistura com a História do Hóquei Patins, disputou-se agora, então, a “Final 8 - Campeonato Nacional +35”, entre os dias 26, 27 e 28 de Maio em Santa Maria da Feira.  Em cuja fase final a equipa representativa do FC Porto, de nome “FC Porto Vintage-Hóquei em Patins” acabou por triunfar.

Fica desde já a boa nova, porque obviamente se sabe que se fosse uma representação do clube do sistema teria espaço mediático e assim isto só será tido na devida conta em recantos como este e entre os que acompanhamos tudo o que diga respeito ao que seja Portismo. Mas o importante é que o FC Porto mais uma vez teve gente que leva o Clube Dragão a ser o melhor, inclusive tenteando-se sobre patins!

Como é “cantado” na página do grupo de amigos “FCPorto Vintage- Hóquei em Patins”: O Campeão voltou !!!

FC Porto Campeão Nacional 2016/2017 em Hóquei Patins + 35 anos. Já com a taça correspondente (equipa na foto a festejar): Luís Vieira da Cunha, Tó Neves, Nuno Cardoso Leal, Pedro Lopes, Hugo Araújo, Pedro Lei, Manuel Ramalho, Fernando Oliveira, Rui Pedro Fernandes, Cândido Oliveira, Vítor Bruno e Nuno Freitas.

Números e classificação:

Para memória, registe-se os dados que ditaram os resultados de tão interessante vitória da equipa azul e branca do FC Porto na disputa entre  oito candidatos. Perante desfecho em que a equipa FC Porto Vintage de Hóquei em Patins venceu o Campeonato Nacional de Veteranos, sob denominação de mais dos 35 anos, ao bater na final a Académica da Feira.

A prova juntou as oito melhores classificadas da prova regular, por entre clubes que têm representantes em equipas de tal categoria, com o Pavilhão da Lavandeira em Santa Maria da Feira a ser o local desta “ Final a 8 ”, que decorreu entre a passada sexta-feira e este domingo. Enquanto, no fim, já na manhã do domingo, a equipa do FC Porto defrontou na final a formação da casa, com a vitória a sorrir merecida e amplamente aos azuis e brancos por 7-2.

= Equipas Finalistas, em pose conjunta =

Para o 3.º e 4.º lugar o Óquei de Barcelos venceu o Parede por 5-4, segurando o ultimo lugar do pódio, restando à equipa da Parede o quarto posto. Ao passo rolante que para o apuramento dos 5.º e 6.º o Fabril foi mais forte que a Stuart Massamá, a quem venceu por 6-3 e na luta pelo 7.º e 8.º, duas equipas ribatejanas se defrontarem com a vitória a pender para o SC Tomar por 2-1, frente ao Estrela Verde de Constância.

Classificação Final
1.º - FC Porto Vintage
2.º - Académico da Feira
3.º - OC Barcelos
4.º - Parede FC
5.º - GD Fabril
6.º - Stuart Massamá
7.º - SC Tomar
8.º - Estrela Verde

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

5 comentários:

  1. Foi bonito de se ver e entendo que deveria ter um outro destaque.
    Um obrigada aos nossos "velhotes" por mais este campeonato de azul e branco vestido.
    Assinado:
    Uma mãe.
    :-)

    ResponderEliminar
  2. Viva amigo Delindro. O Vitor Bruno sim, pelo que me apercebo, jogou. E, como se pode ver pela foto de cima, o Cristiano integra o grupo, tendo jogado nos inícios desta atividade, julgo eu que agora joga por fora... Já acrescentei os nomes dos que jogaram. Atenção que eu apenas sou um adepto atento a tudo o que seja Porto e no caso também ao hóquei, dentro do que me é possível. Abraço.
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  3. O problema de não ter destaque é como o Armando diz, se fosse do clube mais favorecido de Portugal tinha, mas como é o FC Porto não. Veja-se que até no bilhar quando o FC Porto ganha os jornais e televisões não mostram nem escrevem nada, mas agora que parece que o Porto perdeu no bilhar numa variante chamada pool de mulheres, já deram destaque. Curioso não, do que é o sistema eneste país?

    ResponderEliminar
  4. O que se lia nalguns canais de tv sobre o bilhar feminino era da Taça de Portugal, porque no Campeonato Nacional o FC Porto, mas isso não dizem eles depois.

    "BILHAR: TRICAMPEONATO NO POOL FEMININO

    Portistas derrotaram a Académica de Coimbra (3-1) na última jornada da fase final do campeonato

    A equipa de pool feminino do FC Porto conquistou este fim de semana, em Soure, o Campeonato Nacional por equipas pelo terceiro ano consecutivo. A formação azul e branca terminou invicta a fase final, organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar, com cinco vitórias (15 pontos) em outros tantos jogos.

    À entrada para a quinta e última jornada, apenas FC Porto e Académica de Coimbra lutavam pelo título nacional, nesta variante do bilhar na prova coletiva para mulheres. No derradeiro jogo da fase final, as portistas levaram a melhor sobre a Briosa, por 3-1: Inês Silva-Janine Santos (5-6), Amália Matas-Sara Rocha (7-4), Kamila Khodjaeva-Katarzyna Wesolowska (7-6) e Vânia Franco-Ana Oliveira (6-2).

    Neste fim de semana também se disputou a final da Taça de Portugal, na qual a Académica de Coimbra acabou por se superiorizar ao FC Porto, por 3-2, no desempate por penáltis."

    ResponderEliminar