Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 20 de maio de 2017

Parabéns Casillas – em dia de aniversário natalício, pela longevidade e serviço no FC Porto!


Iker Casillas, o popular San Iker, tal o seu valor reconhecido internacionalmente, faz anos nesta data. Nascido a 20 de maio de 1981 em Móstoles, Espanha, perfaz então 36 anos neste dia em que lhe prestamos aqui homenagem alusiva.


Nunca antes ninguém imaginaria sequer que um guarda-redes prestigiado como Casillas, campeão europeu e mundial, recordista de diversas valências de provas espanholas e internacionais, pudesse um dia vir para o FC Porto, mas veio e cá está. Sendo uma honra o FC Porto ter um valor assim. Casillas que está associado à memória de defesas quase incríveis, como no recente jogo em que segurou a vitória frente ao Sporting no expirar do desafio, entre diversos exemplos.


Como homenagem, atendendo à glória portista de ter tradição de grandes guarda-redes, juntamos recordação dum outro guarda-redes histórico do FC Porto, Américo, ter sido considerado por Di Stefano um dos melhores que esse "monstro" do futebol espanhol viu defender.


A propósito, sendo Américo grande ídolo da infância e juventude do autor destas linhas, numa admiração em que Casillas segue na atualidade, anexamos de seguida, também, duas fotos sugestivas da imagem de um e outro enquanto lutadores pelo FC Porto…


Senhor de brilhante carreira e rico palmarés, tendo tido grande papel na ajuda a muitas conquistas do Real Madrid e seleção espanhola, Casillas veio para o FC Porto em 2015/2016, sendo na atual época de 2016/2017 totalista em jogos da Liga portuguesa, quando falta um jogo para o fim do campeonato da Liga – como se memoriza aqui, através de recorte jornalístico.


Feliz aniversário Iker!  Feliz cumpleaños!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

3 comentários:

  1. Parabéns Iker e parabéns ao Armando Pinto.

    ResponderEliminar
  2. A contratação de Iker Casillas trouxe prestígio à equipa do Futebol Clube do Porto, pela extraordinário figura que é o ex-guarda redes do colosso mundial Real Madrid e da laureada seleção espanhola. Nesta segunda época, Iker mostrou mais adaptado ao nosso Clube e ao futebol português e foi decisivo em alguns jogos. O que muito gostaria era de conhecer a opinião dele sobre o estado a que chegou o futebol em Portugal em geral e o juízo que faz sobre o escandaloso favorecimento do clube dos candeeiros, vulgo bandeira do regime costista e salazarista.

    O grande Américo, como Barrigana, Beto ou Mlynarzik são figuras eternas do nosso glorioso Clube.

    DRAGAO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  3. Pena o Casillas não ter sido posto a jogar no último jogo, para dar minutos ao José Sá. Com isso Nuno fez com que José Sá ficasse mal no acabar da época, com a derrota e 3 golos sofridos, como há um ano o anterior treinador pôs o Helton na baliza da final da Taça de Portugal e o goleiro fez o Porto perder essa taça, acabando da pior forma a carreira. Coisas, como diria o Solnado.

    ResponderEliminar