Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 12 de junho de 2017

FC Porto Campeão Europeu de Bilhar às Três Tabelas !!!


FC Porto é brilhante Campeão Europeu de Bilhar de Carambola às 3 tabelas.


O FC Porto sagrou-se mais uma vez titular do velho continente: É campeão Europeu de Bilhar – sendo o primeiro clube português a fazer essa carambola!


Então, com esta conquista, o FC Porto faz história ao vencer a Taça de Clubes da Europa de Bilhar, através da vitória do quarteto portista, com os quatro magníficos bilharistas dragões a triunfarem na final sobre os turcos do Gaziantepspor por 3-1 e então conquistaram o primeiro título europeu de sempre a nível coletivo.


À quarta organização desta prova em Portugal, desta vez nas instalações da Academia de Bilhar do FC Porto, com lugar no Estádio do Dragão, realizou-se a Taça da Europa de Clubes de bilhar às três tabelas, de 8 a 11 de junho, entre as oito equipas apuradas para a mesma fase final, divididas por dois grupos, havendo passado às meias-finais os dois primeiros classificados de cada um. No grupo A estiveram o Gaziantepspor (da Turquia e campeão europeu em título até ao final do mesmo campeonato), o BK Grondal (Dinamarca), o Buffalo (Holanda) e o BC Deurne (Bélgica), enquanto o FC Porto esteve inserido no grupo B, juntamente com Morangis (França), Gunduz Spor (Turquia) e Varde BK (Dinamarca). Anteriormente, em seis dezenas de edições da Taça da Europa, o FC Porto já subira dez vezes ao pódio, tendo conquistado quatro medalhas de prata e seis de bronze, mas nunca nenhuma equipa portuguesa conquistara o título.


Agora foi de vez. Diante do público da Invicta e como grande prémio a mais uma excelente organização a cargo do F C Porto.


Com efeito o FC Porto conquistou este domingo 11 de junho a Taça da Europa de Clubes de bilhar às três tabelas, pela primeira vez na história do clube e do bilhar português, ao bater na final o Gaziantepspor por 3-1. O quarto jogo nem chegou a terminar, quando o jovem João Ferreira alcançou os pontos necessários, no jogo da sua mesa quatro, uma vez que assim os azuis e brancos já eram campeões.


Finalmente o FC Porto conquistou o ambicionado título após triunfo sobre o Gaziantepspor, na final, depois de ter assegurado no sábado um lugar na meia-final da Taça da Europa de clubes de bilhar às três tabelas, após ter vencido o Grupo B com três triunfos em três jogos. O acesso à final foi depois discutido com os dinamarqueses do Gröndal, cabendo por fim o embate decisivo diante dos turcos que detinham o cetro de anteriores campeões.


O FC Porto é então o novo Campeão Europeu de bilhar às três tabelas. Depois de 10 medalhas anteriormente obtidas em lugares do pódio (quatro de prata, como vice-campeões, e seis de bronze), ao fim de onze anos, à 11ª vez em que os representantes do FC Porto discutiram os lugares cimeiros da mais importante prova europeia de clubes, sendo esta a 5ª final disputada, finalmente os Dragões alcançam o 1º lugar e tornaram-se na primeira formação portuguesa a conquistar o mais importante troféu de clubes do continente europeu, a Taça da Europa de Clubes. Na final, numa reedição do jogo decisivo de 2016, os Dragões “roubaram” o troféu que estava na posse dos turcos do Gaziantepspor.


Os resultados nas quatro mesas até começaram por ser favoráveis aos jogadores turcos, mas uma excecional ponta final dos portistas, em especial dos portugueses João Ferreira e Rui Manuel Costa, selaram o triunfo dos Dragões. Na mesa um, o campeão mundial Daniel Sánchez começou por levar a melhor sobre Tayfun Tasdemir (40-26), mas poucos minutos depois os turcos empatariam o marcador graças ao triunfo de Coklu frente a Torbjörn Blomdahl (40-22).


O triunfo dos Dragões acabou por ser garantido na mesa quatro, por João Ferreira, que se impôs a Salman por 40-25 . A última carambola do jovem jogador português fez explodir de alegria a Academia de Bilhar do FC Porto, numa altura em que na mesa três o campeão nacional Rui Manuel Costa liderava frente a Capak por 34-30. Estava conseguida a vitória, na soma de pontos conquistados, por contagem de maioria total absoluta de carambolas.


Está pois de parabéns o Bilhar do FC Porto e essa modalidade em Portugal, graças ao FC Porto e aos homens do bilhar portista. Sendo a secção do bilhar azul e branco um departamento sui generis, como há muito foi sendo demonstrado pelas organizações levadas a cabo de fases finais de campeonatos e taças internacionais, por entre grandes dedicações que ao longo dos anos serviram o desporto bilharista. Apesar de ser um jogo de sala e naturalmente sem grandes assistências, além de em certa medida ser visto como de elites, atendendo a não ter muitos praticantes de alta competição, é porém uma arte ao alcance mais de gente dotada para o manejo dos tacos, visão de jogo e tudo o que lhe é inerente. E sobretudo é uma modalidade das poucas que trouxe para Portugal conquistas internacionais importantes e deu ao FC Porto títulos europeus. Sendo assim o Bilhar, na variantes às três tabelas, a terceira modalidade que carambola mais um título europeu coletivo na coleção europeia do FC Porto, depois do futebol e do hóquei em patins; enquanto noutro plano internacional se junta a essas modalidades de bola também mais as das corridas a pé e do desporto das bicicletas, tendo no atletismo sido conquistada a medalha de ouro olímpica e outras pela Fernanda Ribeiro, mais os títulos europeu e mundiais da Aurora Cunha; assim como no ciclismo, olhando a já ter havido vitórias em provas oficiais além fronteiras, desde a Clássica 9 de Julho de São Paulo, no Brasil, ganha em 1957 pelo ciclista Artur Coelho, até à vitória de Raúl Alarcón já esta época de 2017 na Volta às Astúrias, em Espanha. Além de anteriormente o bilhar portista já ter tido campeões individuais, por meio dos títulos europeus e mundiais conquistados por bilharistas representantes do FC Porto ao tempo dessas vitórias, como Daniel Sánchez, Torbjörn Blomdahl e Dick Jaspers. Chegando agora a vez do Bilhar da Academia do Dragão dar a sua maior tacada com a conquista da Taça da Europa de Clubes, sendo o FC Porto Campeão Europeu igualmente em Bilhar.


Remontando a 1940 o início da atividade regular do Bilhar no FC Porto (conforme está indicado oficialmente no Anuário do FC Porto "O Dragão no Mundo", com palmarés até 2004; de cuja edição para as filiais e delegações do FCP se junta imagem da respetiva página - ao lado), foi contudo anterior a sua prática no clube, embora inicialmente apenas a título pessoal por alguns associados, como lazer de passatempo e convívio. Depois disso começou alguma atividade mais a sério, como rezam as crónicas, na era de Alfredo Ferraz (homem que chegou a campeão do mundo de Fantasia Clássica), Portugal da Mata (bilharista de Craveira mundial), Manuel Braga, José Ferreira de Almeida e Carlos Lopes. Volvidos tempos, em 1958, houve um movimento de que resultou a reorganização da secção, por iniciativa duma Comissão Administrativa da chamada Associação Portuense dos Amadores de Bilhar, entidade que dirigiu convite ao FC Porto para o clube colaborar na fundação de um novo organismo dirigente da modalidade. Aceite o desafio, o clube tomou então parte ativa na fundação da Associação de Bilhar do Porto, concorrendo a todas as provas organizadas pela mesma associação, de tal forma que o FC Porto venceu mesmo o 1º Campeonato do Porto a 3 tabelas. Sendo Alfredo Ferraz o grande impulsionador, enquanto viveu na cidade do Porto, de onde era natural, tendo depois passado a residir em Lisboa. Facto que, com a transferência do principal nome da modalidade no clube, o bilhar sentiu passageiro esmorecimento. Sendo mais tarde reavivado por Tavares Bastos, revelado um timoneiro de estirpe, assim como Jacinto de Sousa, etc.

= Um trofeu significativo do historial do Bilhar do FC Porto: Taça do II Match FC Porto-Peña Bilharista/Madrid 1980 =

Enquanto isso, no decurso dos tempos, um bom punhado de nomes ficaram associados às boas tacadas do desenvolvimento e conquistas que o bilhar portista foi amealhando, ilustrando-se a valia da secção em gente como uns José Mafra Estrela, Ilídio Gomes, Abílio Cruz, Augusto Germano, Fernando Isidoro, Hernâni Araújo, Luís Azevedo, Oldemiro Rua, Joaquim Mourato, Ribeiro Pinto, Rocha Ferreira, Manuel do Rio, Jorge Rebelo, Manuel Sousa, Mário Machado, Wilson Neves, Fernando Cunha, Alípio Jorge, Manuel Santos Oliveira, Dick Jaspers, Rui Manuel Costa, Daniel Sánchez, Torbjörn Blomdahl e o jovem talentoso João Ferreira que deu a tacada final na vitória ora conseguida no segundo domingo de junho do ano de 2017.

= Alípio Jorge Fernandes, Responsável pela Secção de Bilhar do FC Porto, bem mereceu esta grande vitória que tanto desejou e sentiu, tal a extensiva alegria, quão festejada efusivamente foi – como demonstra o instantâneo fotográfico da apoteose histórica.=

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

6 comentários:

  1. Boa noite Sr. Armando Pinto

    Obrigado por partilhar a história do FCPORTO nesta modalidade.

    Hoje foi um dia muito bom, até porquê o FCPORTO já merecia este titulo, que só chegou à 5ª tentativa.

    Acompanhei pelo Porto Canal as partidas e sem dúvida que os nossos jogadores (e alguns dos outros) jogam um bilhar excepcional.
    Tanto os 2 Portugueses como os 2 estrangeiros, foi muito bom.

    Os meus Parabéns a esta modalidade do FCPORTO na pessoa do Sr. Alípio Fernandes.

    P.s.: Aquele momento em que o Rui Manuel Costa canta o hino do FCPORTO juntamente com os adeptos...Portismo Puro...

    Cumprimentos Portistas
    Gil Lopes

    ResponderEliminar
  2. Também vi pelo Porto Canal (aliás como resido relativamente distante, pelo menos fora da área mais próxima do Grande Porto, nunca vi ao vivo um destes jogos do bilharr do FC Porto), com os olhos no televisor enquanto pude, pois quando se aproximou a fase mesmo decisiva tive de deixar de ver momentaneamente, para não abusar cá da máquina cardíaca (porque já tive 3 enfartes)e depois andei pelo facebook a distrair-me na esperançça de ver alguém postar, como aconteceu, que o Porto venceu. Mal vi uma mensagem que o FC Porto já era campeão europeu de bilhar corri para ver então as imagens no televisor e depois voltei atrás a rever tudo... e deu mesmo gosto ver a emoção do sr. Alípio, do João Ferreira, do Rui Costa, do Sanchez, etc. etc. Inclusive dos adeptos fieis, como o Delindro e outros dos que costumam ir a todas. Quando o Porto ganha é tudo mais interessante!
    Abraço
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  3. Também acompanhei os dois últimos dias da prova no Porto Canal, ontem na companhia de um filho e um neto, e até me emocionei pela forma como foi vivida e celebrada a vitória. Admirei muito a presença do nosso Presidente tanto tempo no salão, mesmo sabendo eu de que esta modalidade é muito querida por ele. Pena que não tivesse podido estar presente na entrega da Taça porque bem o merecia.

    Todas as modalidades são importantes porque os competidores que representam o Clube o fazem com paixão e anseiam contribuir para a glória do Clube do coração.

    PARABÉNS, enormes campeões!

    Fabuloso post.

    Remígio Costa.

    ResponderEliminar
  4. Entraram aqui mais uns comentários de um dos habituais comentadores anónimos, cujo conteúdo mais uma vez não é publicado por motivos óbvios, que até cansa repetir. Contudo, como refere a dado passo que «Hoje morreu um grande PORTISTA o revolucionário ALIPIO DE FREITAS a quem José Afonso dedicou uma canção ainda antes do dia 25 de Abril de 1974» junto essa consideração, e aproveito para perguntar ao mesmo portista anónimo como soube dessa faceta do referido jornalista político que correu mundo pelos seus ideais, para eventualmente se lhe poder fazer justiça pública, ao menos, já que é quase desconhecido publicamente.
    Abraço
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  5. Aos seguidores deste blogue: Ainda sobre o caso do jornalista multifacetado Alípio de Freitas, como afinal não aparece confiirmação de onde vem o conhecimento de ele ser portista assumido publicamente, não podemos por ora adiantar aqui mais nada. Porque não se pode saber tudo, obviamente, e menos ainda de quantos portistas haverá no mundo, para não acontecer como de outras informações.
    Caso haja novidades, mas com algo confirmativo, teremos muito gosto em homenagear com um texto alusivo esse personagem público que teve uma vida intensa, segundo suas convicções.
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  6. No nosso imenso arquivo possuímos essa entrevista (que já tem muitos anos) que por impossibilidade do momento ainda não procuramos. Logo que a localizemos reproduziremos; há 10 anos aquando do 20º aniversário da morte de José Afonso realizou-se um espectáculo em sua homenagem que por “impossibilidade” de cedência do Coliseu se efetuou nas suas escadarias; onde esteve presente Alípio de Freitas aproveitando nós para com ele conversar e questioná-lo sobre a simpatia pelo FC Porto; lembramo-nos ter ele referido ser de Bragança e quando se exilou para o Brasil (esteve inclusive preso) pertenceu a um grupo restrito de adeptos do FC Porto, isto nos idos anos 50/60 referindo-nos inclusive os nomes de Iustrich, Hernâni, Virgilio, etc. Mas logo que possível e com disponibilidade de tempo (a sua recolha será pacientemente demorada) publicitaremos o órgão de comunicação social onde Alípio de Freitas deu entrevista afirmando-se adepto do FC Porto.

    ResponderEliminar