Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 17 de junho de 2017

FC PORTO Duplo CAMPEÃO NACIONAL DE HÓQUEI EM PATINS e tripla alegria com a derrota "informática" do clube do regime...!!!


FC PORTO CAMPEÃO NACIONAL DE HÓQUEI EM PATINS !

Numa tarde de gala do hóquei em patins portista, o FC Porto alcança de assentada duplo triunfo, conquistando os títulos de Campeão Nacional de Hóquei em Patins, através da equipa principal vencedora do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, e por meio da equipa B, que já conseguira vencer a sua série e assim subira anteriormente já de divisão, obteve agora também o título de Campeão Nacional da 3ª Divisão ao vencer a fase final entre os vencedores das quatro séries.


No que mais tocava no entusiasmo do mundo desportivo, o FC Porto recuperou finalmente o título máximo, superando tudo o que se passou com os rinques inclinados a favor do clube do regime… até que no fim e por fim apareceu uma arbitragem algo consciente, que não olhou a nada mais que apenas à verdadeira justiça desportiva. Se como se diz há muito, o inferno está cheio de árbitros e de falsos padres, como aliás demonstram os e-mails que ultimamente chegaram ao conhecimento público, desta feita houve quem de apito na boca fez alguma coisa para merecer o céu (depois da dupla de árbitros durante o jogo ter tido julgamentos na linha do favorecimento que tem sido apanágio ao clube do regime). Talvez como arrependimento que pode ajudar a uma eternidade mais feliz, a haver céu para os que são justos, e inferno para os malvados que andam no mundo a praticar o mal!


Em final de tarde de sábado escaldante, com o calor de início de verão chegado a todo o vapor, acaba de modo emocionante o Campeonato Nacional de Hóquei em Patins da época de 2016/2017, com o FC Porto a sagrar-se Campeão no expirar da prova, mediante vitória normal caseira da equipa portista e resultado negativo da equipa concorrente do Benfica, com quem o FC Porto disputava o lugar cimeiro ombro a ombro e de setiques quase pegados. Num final impróprio para cardíacos, que, como os lampiões estão habituados a ganhar de qualquer forma, ficaram então de cabeça como melões por não ter valido um golo deles ilegal... Lá veio um dia em que os árbitros do hóquei patinado não tiveram medo de recados por e-mails...


Tal como o nome oficial desta época da equipa senior, o FC PORTO FIDELIDADE foi fiel aos valores verdadeiros e  com toda a justiça é CAMPEÃO NACIONAL DE HÓQUEI EM PATINS.


Com efeito, os Dragões chegaram à líderança na derradeira jornada do campeonato. É o 22.º título do Campeonato Nacional do palmarés. Não cansando de repetir, tal o que representa a verdade, que o FC Porto Fidelidade é o novo campeão nacional de hóquei em patins. Após os Dragões vencerem na tarde deste sábado o Riba D´Ave, por 11-4, e beneficiarem do empate do Benfica no pavilhão do Sporting (por 5-5) para confirmarem o 22.º título do palmarés na principal divisão portuguesa.


No último e decisivo jogo, Hélder Nunes, com 4 golos, Rafa com 1, Gonçalo Alves, autor também de 2, Reinaldo Garcia, com 1, Vítor Hugo Pinto, com 2, e Andrés Zapata, 1, apontaram os golos que, após 26 jornadas, deixam a formação de Cabestany com 68 pontos no cimo da classificação, com dois de vantagem sobre o 2º classificado SL Benfica.

O FC Porto Fidelidade conquistou assim na tarde deste sábadoo o 22.º título de campeão nacional de hóquei em patins. Na derradeira jornada do campeonato, os Dragões ultrapassaram o Benfica na classificação depois de ambas as formações terem partido com 65 pontos para os jogos de todas as decisões. Com desvantagem no confronto direto (primeiro critério de desempate), os azuis e brancos eram obrigados a fazer melhor do que os encarnados no pavilhão do Sporting e conseguiram-no: na 26.ª jornada venceram o Riba D´Ave por 11-4 e beneficiaram do empate no dérbi lisboeta (5-5).


O FC Porto bem mereceu este título, depois que durante a época muito foi prejudicado por arbitragens e órgãos do poder federativo, incluindo, por exemplo, no jogo terminado empatado com a Oliveirense, além da expulsão verificada e castigo que impediu Jorge Silva de disputar os últimos jogos, quando pelas imagens televisivas se vê que ele nada fez fora das leis do jogo, somando isso e mais à vitória que o Benfica tivera sobre a Oliveirense graças a escandalosa arbitragem.  Chegando-se ao momento decisivo assim, com tudo por decidir, mas num ambiente pouco favorável em que quem mais merecia vencer estava dependente de terceiros, do que o Sporting faria diante do Benfica no jogo final. Que acabou até já depois do jogo do Porto, quando os hoquistas azuis e brancos ficaram à espera, a olhar para a  assitência, ansiando pela reação dos apoiantes portistas... Mas por vezes o bem ainda consegue superar o mal, como agora felizmente aconteceu. E houve final feliz.


O jogo decidia um dos campeonatos mais nivelados dos últimos anos e talvez por isso o FC Porto, tido como claramente favorito frente ao Riba D´Ave, tenha acusado alguma ansiedade nos momentos iniciais da partida. Na procura por chegar rápido ao golo (tantas vezes fatal) os Dragões iam acumulando alguns erros de finalização pouco habituais, o que permitiu à equipa forasteira permanecer viva no jogo. E a verdade é que aproveitou da melhor forma essa fase inicial da partida, materializando praticamente a primeira oportunidade de golo. Tanto que  o jogador/treinador Hugo Azevedo inaugurou o marcador do Dragão Caixa. Curiosamente o golo pareceu ter feito bem ao FC Porto. A equipa reorganizou-se e a partir de então começou um novo jogo. Com os nervos de lado, manteve-se o domínio, mas apareceram os golos que antes teimavam em não aparecer. Segundos depois de desperdiçar um livre direto, Hélder Nunes, deixou de lado o jeito e usou a força para mostrar o caminho para o título, que Rafa voltou a descobrir dois minutos depois. O intervalo chegou com uma vantagem de 3-1.


Dez minutos do segundo tempo foi o que os Dragões precisaram para resolver praticamente a partida: Hélder Nunes e Gonçalo Alves, por duas vezes, alargaram a vantagem, primeiro para quatro golos (6-2), que depois aumentou para seis (8-2), numa altura em que a cabeça ia já pensando no que se poderia passar no pavilhão dos rivais.

A ténue reação do Riba D´Ave (8-4) não assustou os portistas, que num último fôlego conseguiram mais três golos, para fixarem o resultado final em 11-4. O FC Porto tinha cumprida a sua missão, mas havia ainda um minuto para se jogar em Alverca.


Um minuto de sofrimento e tensão máxima, numa comunhão entre adeptos, jogadores e equipa técnica, que terminou com uma explosão de alegria. Foi a alegria dos festejos do 22.º título da I Divisão para o FC Porto!


FICHA DE JOGO
FC PORTO FIDELIDADE-RIBA D´AVE, 11-4
Campeonato Nacional, 26.ª jornada
17 de junho de 2017
Dragão Caixa, no Porto
Árbitros: José Pinto e Manuel Fernandes

FC PORTO FIDELIDADE: Carles Grau (g.r.), Hélder Nunes (cap.), Reinaldo Garcia, Gonçalo Alves e Rafa
Suplentes/reforços, todos utilizados: Nélson Filipe (g.r.), Ton Baliu, Telmo Pinto, Vítor Hugo e Andres Zapata
Treinador: Guillem Cabestany

RIBA D´Ave: João Ferreira (g.r.), Tiago Pimenta, Nuno Pereira, Bruno Pinto e João Gomes
Suplentes: João Costa (g.r.), Afonso Ferro (g.r.), Ricardo Lopes, Daniel Pinheiro, Raul Meca e Vítor Moreira
Treinador: Hugo Azevedo

Ao intervalo: 3-1
Marcadores: Hugo Azevedo (7m), Hélder Nunes (8m, 22m, 33m, 49m), Rafa (10m), Gonçalo Alves (32m, 34m), Tiago Pimenta (33m), Reinaldo Garcia (39m), Vítor Hugo (42m, 48m), Ricardo Lopes (45m, 47m), Andrés Zapata (47m),
Disciplina: cartão azul a Bruno Pinto (8m)


Entretanto, e antes ainda, ao início da tarde deste mesmo sábado, a equpa B do FC Porto de hóquei em Patins também fez a sua parte:

- FC PORTO B de HÓQUEI EM PATINS também é CAMPEÃO NACIONAL DA TERCEIRA DIVISÃO


Depois de confirmada a subida, os Dragões garantiram o primeiro posto na fase de apuramento do campeão.

A equipa B de hóquei em patins do FC Porto sagrou-se este sábado campeã da terceira divisão nacional. A confirmação do título da formação orientada por João Lapo chegou após o triunfo sobre a Académica de Coimbra (por 5-0), no pavilhão Dragão Caixa, quando ainda falta disputar uma das seis jornadas da fase de apuramento do campeão em que, além dos azuis e brancos e estudantes, participam Sporting B e Alcobacense.

No jogo do título, os golos azuis e brancos foram apontados por David Zapata (2), Dinis Abreu (2) e Nuno Paiva.

Na fase decisiva da prova, e já depois de terem garantido a subida à segunda divisão nacional (onde vão disputar a Zona Norte), os portistas seguraram o título com quatro vitórias, um empate e zero derrotas, marcando 32 golos e sofrendo apenas 15, para já. Nuno Paiva, com 66 golos (dez na fase final), foi o melhor marcador dos Dragões na temporada, seguido por Dinis Abreu, com 48 (nove na fase final).

(Na derradeira jornada da prova os "bês" despedem-se da terceira divisão com novo jogo no Dragão Caixa, frente ao Alcobacense, que será de merecida apoteose.)

Há dias assim e este sábado foi sobre rodas, com a dupla vitória nacional no hóquei em patins!!


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

4 comentários:

  1. Ganhar um título (na circunstancia,dois) é sempre motivo de orgulho e grande contentamento. E se a vitória é limpa e merecida, é uma honra.

    Não conheço todos (e fiáveis) pormenores do lance que gerou protestos contra a equipa de arbitragem. Se efetivamente a decisão de não validar um golo que não foi, no último momento do jogo, é um ATO DE GRANDE CORAGEM E MAIOR HONESTIDADE, coisa que pelo que se conhece para os lados de Carnide se consome muito menos do que o prescrito na cartilha e nos ensinamentos dos sermões divulgados em e-mails dos padres da confraria dos regimes.

    PS. Depois de ler, apague tudo...

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Ainda o PORTISMO de ALIPIO DE FREITAS que (ainda) não conseguimos "atestar" mas transcrevemos troca de diálogo
    no facebook com a Filha:


    " LUANDA GOZETI. Os meus sinceros pêsames; há poucos anos estive à fala com ALIPIO DE FREITAS nas escadarias do COLISEU DO PORTO nos 80 anos de ZECA AFONSO num curto mas significativo espectáculo; lembro-me que tive a curiosidade de o "questionar" sobre a sua (dele) simpatia pelo FUTEBOL CLUBE DO PORTO porque tinha lido no jornal (JL - Jornal de Letras) o que achava muito curioso e deu-me a explicação (por ser do Norte - Bragança e ter vivido muitos anos em Vinhais).

    Comentei com amigos que pôem em dúvida essa simpatia de ALIPIO DE FREITAS pelo FC Porto e o meu testemunho único não será suficiente. Pode a LUANDA GOZETI por favor confirmar? Peço desculpa pelo caricato da questão. Muito Obrigado.

    15/6 às 13:00


    Luanda Cozetti: papai era Porto até debaixo d'água!

    ResponderEliminar
  3. Viva.
    Quanto a este tema ainda do Alípio de Freitas e comentários do amigo Portista anónimo: Não foi a pôr em dúvida a sua afirmação, mas sim para haver qualquer confirmação de certeza. Tal como ainda há tempos houve quem num comentário se referisse ao antigo hoquista Carlos Monteiro como sendo calvo já nos seus últimos tempos de jogador, quando depois alguém apareceu a contrariar essa afirmação; e ainda hoje na caixa de comentários do mesmo artigo do hóquei em campo o filho do mesmo antigo internacional confirmou que calvo era então Carlos Amaral, também um senhor do hóquei. Entre outros exemplos.
    Abraço
    Armando Pinto

    ResponderEliminar