Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Amaro Antunes, do W52-FC Porto-Mestre da Cor, vencedor do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras / Troféu Joaquim Agostinho


Amaro Antunes é o brilhande triunfador do Grande Prémio de Torres Vedras/Troféu Joaquim Agostinho. Prova em que o ciclista do FC Porto desde início andou sempre nos primeiros lugares, além de ter vencido a segunda etapa, no alto de Montejunto, e por fim ter vestido de amarelo na penúltima etapa, acabando por vencer categoricamente no final ao classificar-se em 1º da Geral Individual, após chegar em 3° na última tirada. Em mais uma boa atuação de toda a equipa azul e branca, com destaque para o facto de dois outros ciclistas portistas terem estado em evidência, tendo Gustavo César Veloso sido 2º no Prólogo e Samuel Caldeira também 2º na chegada ao sprint da 2ª etapa em Arruda dos Vinhos.


Conseguiu o ciclismo portista assim inscrever o nome de um ciclista do FC Porto na lista dos vencedores individuais e o clube na classificação coletiva, em tão prestigiada corrida por etapas, perante boa prestação de que resultou a vitória portista também por equipas, neste Grande Prémio Internacional cuja existência, ao longo das sucessivas edições, se desenrolou praticamente durante o período em que anteriormente o clube Dragão esteve ausente das corridas de bicicletas. Juntando então mais uma competição com vitórias portistas ao currículo grandioso que o ciclismo do FC Porto ostenta no historial das corridas de nível superior. E, ainda, proporcionou mais outra grande alegria aos apoiantes portistas, incluindo alguém que assim teve outra prenda, atendendo a que esta prova decorreu dentro do período dum certo aniversário natalício…


Assim sendo, o ciclista azul e branco Amaro Antunes ganhou o Troféu Joaquim Agostinho, triunfando no clássico Grande Prémio de Torres Vedras, terminado na ligação da etapa final entre S. Martinho do Porto e o alto da Carvoeira, que coroou o camisola amarela Amaro Antunes da W52-FC Porto, como grande vencedor do Grande Prémio que homenageia o famoso antigo ciclista leonino Agostinho, e competição que antecede a Volta a Portugal.

Amaro Antunes terminou a corrida no topo da geral individual, com 15 segundos de vantagem sobre Rinaldo Nocentini, do Sporting-Tavira, e com 18 segundos face a Frederico Figueiredo da mesma equipa sportinguista. O algarvio do FC Porto acabou por sobreviver na etapa final, que foi de consagração, já que conseguiu defender-se bem dos ataques da concorrência direta.


No final o vencedor declarou: “Não podíamos prever a corrida que os adversários iam fazer. Nós cumprimos o nosso plano, como previsto antes da etapa, trabalhando para manter a camisola amarela. É um orgulho muito grande conquistar uma corrida com tanta história como o Troféu Joaquim Agostinho”, confessou Amaro Antunes.


O corredor da W52-FC Porto juntou à Geral Individual as classificações por Pontos, da Montanha e do Combinado; enquanto a própria equipa W52-FC Porto-Mestre da Cor triunfou por equipas.


Top 5 da Classificação final da Geral Individual

1.º - Amaro Antunes (W52-FC Porto), 16h 22m 17s
2.º - Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), a 15s
3.º - Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira), a 18s
4.º - João Benta (RP-Boavista), a 40s
5.º - José Neves (Liberty Seguros/Carglass), a 44s


Classificação dos restantes Ciclistas do FC Porto:
19º João Rodrigues +2m 59
24º Gustavo Veloso +4m 00
37º Samuel Caldeira +13m 16
38º Ricardo Mestre +13m 28
40º Raúl Alarcón +14m51
70º Tiago Ferreira +44m 26
87º Ángel Sanchéz +1h 3m 34

Geral da classificação coletiva - Equipas
1º W52 – FC Porto – Mestre da Cor


Geral por Pontos
1º Amaro Antunes

Geral da Montanha
1º Amaro Antunes

Geral da Juventude
3º João Rodrigues

Geral Combinado
1º Amaro Antunes


ARMANDO PINTO
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))


Sem comentários:

Enviar um comentário