Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 9 de julho de 2017

Apresentação festiva dos equipamentos do FC Porto para 2017/2018 na zona histórica portuense


Em noite de sonho, realizou-se este sábado de inícios de julho, na Ribeira portuense, a festiva apresentação dos equipamentos do FC Porto para a nova época, junto com novos modelos de vestuário portista, numa reunião pública transformada em banho de multidão, de autêntica comunhão das gentes portistas, em união entre o FC Porto e a cidade do Porto, na representatividade comum. Então, qual harmonia simbolicamente comunitária, o FC Porto jogou publicamente desta vez no chamado coração citadino do Porto, saindo à rua e assentando arraial na zona histórica portucalense, em plena área ribeirinha emblemática, num todo da consideração do património mundial que o mundo azul e branco consubstancia, também.


O FC Porto, como clube especial que é, conseguiu assim fazer uma festa pública com tal ato, numa realização só possível com um clube como este grandioso Dragão, conseguindo transfigurar a noite em dia azul, com brilho resplandente que deu cor mais efusiva ao rio Douro, em todo o entusiasmo como o que passou nesse caudal de gente que encheu a margem ribeirinha mais turística da cidade de fama internacional. E, através duma realização bem transmitida pelo Porto Canal, chegou ao mundo televisivo, levando pelos ares imagens de tão bonitos equipamentos mostrados numa bela manifestação popular.


Começada a encher a Praça do Cubo desde o início da tarde, transbordou depois por todos os espaços da zona da Ribeira com alguma visibilidade para o palco e anexa passadeira ("passerelle") de desfile.


Visto isso, sobre esse espetáculo de multidões rezarão as crónicas verdadeiras que foi algo sublime, desde o hino do FC Porto cantado em uníssono forte por todo aquele mar de gente entusiasta, passando por toda a coreografia e até ao desfile dos representantes das modalidades do FC Porto, com apoteose na descida do escadario para a "passerelle" dos futebolistas que representaram a equipa principal, perante a euforia dos apoiantes.


Na oportunidade, sendo que estas festas públicas que o FC Porto tem realizado em espetáculos noturnos têm tido lugar em anos recentes, mais concretamente desde há quatro anos, vem a talhe recordar que anteriormente era dado conhecimento público dos equipamentos através de meios gráficos, chegando às mãos dos associados através de catálogos promocionais – como se exemplifica, aqui e agora, com algumas imagens de catálogos oficiais que em tempos chegavam à nossa caixa de correio. Com a particularidade, entre exemplos desses, duma das publicações em que Sérgio Conceição foi um dos futebolistas que serviram de modelos fotográficos.


Assim se faz memória, na união do passado ao presente, pelas águas corredias da recordação, para as pontes do futuro.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar ))) 

1 comentário:

  1. A Ribeira do Porto foi pequena para acolher toda a gente que quis assistir à apresentação da coleção New Balance/FC Porto para 2017/18. O momento alto da noite foi a exibição dos novos equipamentos, que contou com modelos como João Costa, Ricardo Pereira, Felipe, Marcano, Alex Telles, Hernâni e Soares, para além de atletas de outras modalidades. Uma vez mais, a ligação umbilical entre o clube, a cidade do Porto e a região Norte ficou bem patente, num evento em que também se sublinhou a dimensão global da marca FC Porto.
    Dragões Diário

    ResponderEliminar