Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Início de época em esperança imensamente azul - à vista do tempo


«Todos têm de mostrar que merecem esta camisola», disse Sérgio Conceição no primeiro dia da nova vida do futebol azul e branco  em frase forte a deixar transparecer quão importante será o empenho de toda a gente que envergará a sagrada camisola do FC Porto. Bem como, dizemos nós, tem de haver noção da necessidade de suplantar as contrariedades habitualmente colocadas pelo sistema... enquanto, de modo especial, isso em parte será dependente da honestidade ou falsidade das entidades oficiais, como está subjacente de toda a atenção pelo futebol; pois tudo penderá também de haver ou não retidão... Esperando-se que finalmente seja feita verdadeira justiça, para que deixe de existir corrupção no ambiente futebolístico nacional, como em anos recentes com as ocorrências da liga salazar, caso dos túneis, mais o estorilgate da compra dum célebre jogo decisivo e o benficagate denunciado pelos e-mails não apagados, entre manobras de bastidores descobertas por mensagens codificadas, etc. e tal...

Com isto assim, está de regresso o futebol de alto nível em Portugal. Abrindo-se as portas à preparação da nova temporada.
~~ * ~~
Dia 3 de Julho é dia 1 da época futebolística do FC Porto para a temporada de 2017/2018. Raiando pela manhã uma brisa de esperança por entre o calor do sol que se faz sentir, transbordando muita fé no porvir, com esforço e dedicação dos intervenientes que jogarão por nós, na ciência de saberem bem representar todo o mundo dos apoiantes dragões, enquanto deixarão escorrer seu esforço à vista de bagas de seu suor por toda uma vibração que sairá também dos poros da pele dos adeptos, na união do sentimento portista.


Diante de tal imensidão do fervor ansioso, à mistura de expetativa e fé em pleno horizonte azul e branco, na ocasião de mais um início de época, relembra-se através de algumas imagens algo do que se passou em ocasiões similares de outras épocas que marcaram eras da vivência portista, ao longo de anos. Conforme traduzem parcialmente as respetivas legendas – desde tempos de antigos arietes como Humaitá, o guarda-redes Armando, Barbosa, tal como entretanto ainda o guardião Américo e seus companheiros na era da primeira passagem de Pedroto como treinador, passando por Flávio, Cubillas e outros, até à chegada da vez de Gomes, Oliveira e Cª, perante diversas peripécias próprias das fases iniciais de pré-épocas, no mundo azul.  

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

4 comentários:

  1. Haja fé. Cheios dela, venceremos!

    DRAGÃO, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  2. Domingos Gomes e António Oliveira, agora ambos Drs., tão novos!...

    ResponderEliminar
  3. O citado Barbosa (defesa esquerdo) reside na Rua Ramalde do Meio, em Ramalde; da famosa equipa campeã do "Calabote" (1959) ele e Carlos Duarte (que se saiba) são os únicos ainda, felizmente, vivos.

    ResponderEliminar
  4. Por esse tempo o g r Armando vivia em Ramalde igualmente.

    ResponderEliminar