Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

A Volta a Portugal do “Zeferino do Porto”!


O tempo corre, como nas bicicletas de corrida flui a grande velocidade, qual sopro do ar sob impacto do movimento das rodas e veloz recordação perante mecanismo da memória aos “Ases dos pedais”, os ciclistas heróis das estradas. Tal apraz recordar, quando está prestes a começar a “Volta” de 2017, enquanto já (como é lembrado em “Dragões Diário”) «passaram exatamente 36 anos desde a vitória de Manuel Zeferino na edição de 1981 da Volta a Portugal em biclicleta. Considerado um dos melhores ciclistas portugueses de todos os tempos, o poveiro conquistou a camisola amarela na primeira etapa para não mais a largar até à consagração, em Gouveia, impondo-se a Venceslau Fernandes (2.º) e ao colega de equipa Fernando Fernandes (3.º). Ao triunfo individual, a equipa portista juntou a vitória na classificação coletiva.»


Vem assim a talhe relembrar esse grande feito do ciclismo do FC Porto, conforme ocorreu em 1981 numa das épocas áureas em que o FC Porto passeou vitoriosamente as camisolas azuis e brancas no desporto dos pedais. Calhando a preceito publicar aqui, a propósito, algumas imagens relacionadas, sobretudo de uma cassete de áudio, da capa artesanal e vista da mesma cassete contemporânea do acontecimento, gravada e guardada pelo autor destas linhas, a qual contém gravações de reportagens radiofónicas de relato da vitória e entrevistas alusivas. Acrescendo, como ilustração, alguns trechos e gravuras da coeva reportagem jornalística d’O Porto, com algumas curiosidades colaterais…


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário