Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Às Voltas da “Volta” do Ciclismo… a propósito dos Títulos do FC Porto


Neste dia em que termina a 79ª Volta a Portugal em Bicicleta, calha recordar uma também interessante edição ocorrida em 1951, com meritória participação dos ciclistas do FC Porto, proporcionadores então dum marcante domínio portista de vitórias em etapas ao longo da prova, como ficou para a história ao ter sido estabelecido o recorde de etapas ganhas por uma equipa.


Com efeito, como é recordado em “Dragões Diário”, esta terça-feira dia santo, 15 de agosto, «neste dia, em 1951, o ciclismo do FC Porto estabelecia um novo recorde: ganhava oito etapas da Volta a Portugal, metade do total. Onofre Tavares triunfou em quatro, Dias dos Santos, Moreira de Sá, Luciano Sá e Amândio Cardoso arrecadaram uma vitória cada. Hoje também pode ser um dia histórico, caso os Dragões ampliem o recorde de 13 conquistas individuais e 13 coletivas (aliás 14) na geral da prova.»

É assim de ressalvar a soma de títulos do FC Porto da classificação por equipas nas Voltas a Portugal, pois que tem vindo a ser referida a conta de 13 quando é de 14, verdadeiramente – passando a partir de hoje a ser 15 de equipas, portanto; e naturalmente 14 em vencedores individuais, como camisolas amarelas, no fim da Volta.

A confusão inicialmente começou em certa imprensa que se esqueceu de corrigir quando em 1969 o FC Porto viu ser-lhe dada razão – como recordamos aqui e agora através de recorte jornalístico d' O Porto de sete de março de 1970 (havendo sido no começo da época seguinte a reposição devida)…


Depois disso o lapso que se verifica em certos locais informáticos passou a ser por erro do site da Federação Portuguesa de Ciclismo, que seguiu as informações de um livro historiador da Volta, no qual erradamente era e é referido na Volta de 1962, ganha por José Pacheco do FC Porto, que quem ganhara por equipas havia sido o Sporting, quando foi o FC Porto. Como se pode facilmente constatar consultando a imprensa da época e inclusive noutros sítios. Dando-se como exemplo o material do livro dos 50 Anos do jornal A Bola. Onde sobre o mês de Agosto de 1962 é referido isso mesmo.


Além disto, comprovativo visível e palpável do facto, também consta algo mais no acervo patrimonial do FC Porto, detentor que é da taça correspondente, que foi entregue em cerimónia a que corresponde a foto que aqui colocamos abaixo, com José Pacheco entre os diretores e ao lado todos os componentes da equipa vencedora.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Nota Bene: Com as vitórias alcançadas na Volta deste ano de 2017, passa a haver mais títulos do FC Porto, quer como de vencedores individuais, como por Equipas e Prémio da Montanha. Sendo de recordar, com a devida atenção para a natural desatualização, o rol do historial do ciclismo do FC Porto em 2016, até à data do artigo, (clicando) em
A. P.

5 comentários:

  1. É de lamentar essas trocas que fazem para que os números do FC Porto sejam diminuídos, porém igualmernte se lamenta que quem escreve as páginas do clube embarque nessas mentiras sem procurarem documentar-se. Aconselha-se vivamente que vão ao museu ou às reservas onde estejam porventura mais taças, porque essa de 1962 tem de lá estar algures.
    Um Portista

    ResponderEliminar
  2. Reporto que igualmente no Porto Canal foi dita a mesma coisa, o que igualmente e de lamentar por não fazerem o trabalho de casa como este feito por portistas que nada ganham a não ser terem alegria das vitórias do Porto.

    ResponderEliminar
  3. Eu próprio caí no erro ao publicar no "Bibó Porto, carago". Fui, como tantos outros, induzido em erro. Graças ao amigo Armando Pinto foi possível fazer a correcção. Mas nunca pensei que agora, fosse cair no mesmo erro... por via da página do FC Porto. Lamentável! O Clube tem a responsabilidade de informar com precisão. Abraço, Amigo.

    ResponderEliminar
  4. Do mesmo modo na newsletter Dragões Diário vem hoje o mesmo, tudo porque seguem outros. Sem culpa de quem escreve pois o clube devia ter uma base de dados atualizada.

    ResponderEliminar
  5. É uma tristeza a desorganização que reina no registo do riquíssimo historial do CICLISMO do F.C. do PORTO!!!!! E não é de admirar da imprensa lisboeta.....da no N/Clube, francamente......impunha.se um ataque em grande escala a repor actualização completa e actualizada do fantástico palmarés, junto da Federação Portuguesa de Ciclismo que andam "inchada" que nem uns burros!!!!!!!!

    ResponderEliminar