Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 13 de agosto de 2017

FC Porto, em “poster“ interessante, derrota adversários do campo e do sistema, incluindo arbitragem + "videoárbitro" além-Douro…!


Em dia de publicação dum poster de apresentação da versão 2017/2018 do plantel futebolístico principal do FC Porto, através da edição deste domingo do jornal O Jogo, algo não muito comum no panorama jornalístico nacional (comparativamente com o tratamento dos jornais nacionais perante os clubes de Lisboa), o FC Porto venceu o jogo que teve ao final do dia na difícil deslocação a Tondela, diante de mais uma equipa que tem posto tudo em campo quando defronta o FC Porto. Ficando a equipa portista assim bem na fotografia, ao invés da arbitragem e dos vigias do vídeoárbitro que não assinalaram dois evidentes penaltis que seriam favoráveis ao FC Porto e como tal poderiam dilatar o resultado e possibilitar um outro desenrolar da partida. Continuando a saga do tal “vídeoárbitro” só estar bem ligado a norte do rio Douro, pois além-Douro, mais para baixo territorialmente no mapa português, não funciona ainda…


Porém, contra a vontade dos agentes do sistema, a vantagem conseguida pela equipa azul e branca deu para amealhar mais três pontos que mantêm o FC Porto no 1º lugar à 2ª jornada do Campeonato da Liga, fazendo com que esta época o FC Porto tenha já mais pontos, atendendo ao empate da época passada no mesmo recinto e com o mesmo opositor que tem um treinador demasiadamente defensor dos interesses do (seu) clube do sistema, do qual parece que alguns dirigentes são também defensores. Acrescendo, para gáudio azul e frustração de “cartilheiros”, mais jornalistas da imprensa e comunicação falada e visual, que o importante golo desta feita foi da autoria do tal que tanto foi referido na jornada passada… AboubaKar – um marcador de serviço quando é mais preciso. Ah, e com um golo legalíssimo, mas ao qual o árbitro tentou retirar a alegria dos festejos na hora recorrendo à consulta das imagens, escusadamente pois o goleador estava mais que em jogo… contrariamente aos lances dos penaltis a que fez vista grossa, enquanto os revisores das imagens se fizeram ceguetas, mudos e quedos.


Está visto que o FC Porto tem de marcar sempre mais um golo do que os que os árbitros possam inviabilizar... Pois os Dragões têm de ser muitíssimo superiores a tudo e todos, não bastando apenas serem melhores.


Assim, neste Tondela-FC Porto, foi então o Porto em grande, qual "poster" de imagem futebolística em dimensão real, com tamanho de respeito. Na medida do possível, também, porque nem sempre será possível ganhar por mais golos e estas vitórias de resultado escasso ajudam a fortalecer o espírito ganhador, enchendo de maior confiança o grupo e fazendo os adversários temerem ainda mais a representatividade do FC Porto. Tudo numa evidência que faz mover o mar azul que vem acompanhando a equipa portista neste início de temporada e faz encolher-se quem não gosta de ver o Porto vencer.


Ora, então, com referência ao exposto e verificado, eis aqui o referido poster ilustrado, em brilhante papel colorido, vindo a público neste ridente domingo, como fixação da atualidade do plantel (enquanto não há oportunidade da pose oficial de conjunto, normalmente após definição total do grupo). Poster que calha assim a preceito e do qual, em ilustração, se apresentam excertos de suas páginas em imagens digitalizadas e, pelo tamanho grande da composição aberta, se junta visualização da maior folha interior, tipo páginas centrais, em foto.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. Enerva e ao mesmo tempo dá gozo ver a azia das televisões do contra que não mostram nos resumos os lances de penalte, aliás do que vi só o Porto Canal os mostra. Durante o jogo a Sportv teve uns comentadores a meter dó. O Freitas Lobo tanto quer mostrar que sabe de futebol que só mostra que não percebe nada, é um triste aziado que vê defeitos em tudo o que seja azul e branco. Coisas que na prática dão gozo por serem sinal que o Porto vence.

    ResponderEliminar
  2. Recorrendo aos antecedentes e às figuras que estão à frente do Tondela, esta deslocação nunca seria fácil. E com arbitragem de Fábio Veríssimo, o panorama era ainda mais cinzento, como veio (mais uma vez) a confirmar-se.

    Desta vez acabou em bem, não tendo causado dano de maior o roubo do penalti ocorrido aos 10' sobre Marega. O lance não dá margem para dúvidas e o Veríssimo não marcou nem recorreu ao vídeo-rato porque estava lá para tornar difícil a vida ao Dragão.

    Curiosamente, nas duas primeira jornadas do campeonato só ao Futebol Clube do Porto foi exigido comprovar golos claros e inequívocas depois dos lances serem aprovados pelos "técnico-ratos" do laboratório da Cidade do Desporto.

    O "Fretes" Loboe uma palavraso intolerável que estraga os jogos com os "comentários" que faz. A toda a hora refere-se a esquemas, tática, apreciações individuais, e movimentos da equipa, como só ele estivesse a assistir ao jogo. Não tem a mínima noção de que em televisão, as palavras e as informações deverão ser usadas apenas para esclarecer dúvidas e ensinamentos, porque todo o resto os telespectadores veem melhor ou tão bem quanto ele. Já o disse por e-mail aos responsáveis da sportv, mas para meu desconsolo o Freitas tolo continua a debitar palavras que poucos lembrarão logo após de ter dito a última. Como é ele que está encarregado dos jogos em que o FC do Porto participa, a maior parte do tempo suspendo o som da TV e só lá volto para saber o que dizem em lances como o penalti não assinalado sobre Marega, os quais, neste caso, "fecharem-se em copas" e não passaram dos gaguejos inconclusivos.

    DRAGÃO, SEMPRE!


    ResponderEliminar