Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 19 de setembro de 2017

“Coisas do Porto”


Como as vitórias do FC Porto são sempre sentidas com ânimo feliz, como um beijo sensível em amplexo mental, agora que ressalta mais uma fase ganhadora do FC Porto, interessa viver o que se vai sentindo. Pondo olhos em coisas que remetem à mística afetiva, animam as hostes e fazem bem ao coração, como se pode sentir ouvindo a empolgante recitação do histórico poema Aleluia, na voz poderosa do célebre declamador Manuel Lereno (no disco do Hino do FC Porto, editado em 1970 durante a presidência de Pinto de Magalhães). 
Tal como num simples apetrecho pessoal, com o também poderoso dístico da legenda “FUTEBOL CLUBE DO PORTO – O MEU CLUBE”. Pois o importante é que o Porto ganhe e tudo ganha outro sentido quando o Porto ganha. Sem importar repetições, tal como apetece repetir no tempo e espaço sensações antigas… Quais, noutros tempos, pelos anos de infância, quando cantarolávamos entre amigos de brincadeiras, tocando em latas, por arremedos de tambores, à falta de melhor nesse tempo:  - “ Oh Porto, ó Porto,  do meu coração, já foste vencido, agora serás campeão”!

Armando Pinto


((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário