Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Curiosidades e reflexões de outrora, em recordações episódicas – recuando a 1916 através de calendário de 1950…


O título com que aqui se encima este artigo já diz quase tudo. Atendendo ao que foi publicado no jornal O Porto em 1950, na data precisa correspondente a esta lembrança. Então, também numa terça-feira, fazendo memória de respigos de curiosidades desportivas de 1916.

Nesse tempo ainda a sede do FC Porto, onde também estava a redação do jornal do clube, era, como foi durante muitos anos, ao lado do edifício da Câmara Municipal do Porto, embora com nomes diferentes; sendo ao tempo Praça Sidónio Pais a que mais tarde passou a ser Praça do Município e desde os anos setentas é Praça General Humberto Delgado, enquanto o número se manteve o mesmo da histórica porta nº 325 da "Praça", como sempre foi referida.

Traz-se assim aqui, neste nosso cantinho de “Memória Portista”, de novo a público algo interessante do que foi publicado no órgão informativo do FC Porto aos 17 dias de mês de Outubro de 1950. Dando para recordar algumas reflexões já pertinentes nos princípios do século XX e relançadas a meio do mesmo século passado, que ainda continuam praticamente na ordem do dia. Além de uma outra evocação, perante uma rubrica entre os espaços d’ O Porto, ao segundo ano de sua publicação, cujo item proporciona memorização também de um antigo jovem valor do clube.

Tudo como se pode presenciar agora através de recortes que para aqui transpomos:  


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário