Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

FC Porto é Bi-Campeão Mundial, oficial e verdadeiramente!


Sempre assim foram considerados os clubes cujas equipas principais triunfaram na Taça Intercontinental. Mas, como nem todos os clubes vencedores doutras provas internacionais conseguiram esse feito, a partir de certa altura passou a haver quem não considerasse tal verdade, a pontos de se ter generalizado a questão depois que a final da Taça Intercontinental foi substituída por uma fase final com representantes de todos os continentes. Contudo agora, por nota informativa da FIFA, chegada a público esta sexta-feira última do mês de Outubro de 2017, é mesmo oficialmente considerada a verdade que sempre se soube.

E, assim sendo, por mais que custe a quem custar, o FC Porto é Campeão Mundial. Aliás, mais, Bi-Campeão do Mundo, como vencedor por duas vezes desse justo e prestigiado título.

= Bilhete Postal posto pelos CTT em circulação, como homenagem ao F C Porto por em 1987/88 ter vencido as três maiores provas internacionais, a Taça Intercontinental, a Taça dos Clubes Campeões Europeus e Supertaça Europeia.  

Eis a notícia divulgada pelas agências e difundida em vários órgãos de informação, pese o maior ou menor destaque, conforme a azia que estas verdades causam a certa gente da comunicação social portuguesa:

«O palmarés do FC Porto passa a contar com dois títulos de campeão mundial de clubes de futebol, na sequência da decisão da FIFA de reconhecer como campeãs as equipas que conquistaram a Taça Intercontinental, entre 1960 e 2004.
No comunicado final do conselho da FIFA, que decorre em Calcutá, na Índia, o organismo máximo reconhece como campeãs mundiais de clubes "todas as equipas europeias e sul-americanas que venceram a taça Intercontinental, disputada entre 1960 e 2004".
O FC Porto conquistou duas vezes o troféu, que opunha o vencedor Taça dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões ao da Taça dos Libertadores da América.
Em 1987, os 'dragões' venceram, em Tóquio, o Peñarol, por 2-1, após prolongamento, e em 2004 voltaram a conquistar a Taça Intercontinental, impondo-se aos colombianos do Once Caldas no desempate por grandes penalidades (8-7), após um empate sem golos no final de 120 minutos de jogo.
Em 43 edições da competição, que acabou por ser substituída pelo Mundial de clubes, as equipas sul-americanas conquistaram 22 títulos, enquanto as europeias alcançaram 21.»

= Equipa do FC Porto que alinhou de início em Tóquio, no tal jogo inesquecível da manhã de neve, lá longe no Japão, que vimos em Portugal pela madrugada de sábado para domingo do meio do mês de Dezembro de 1987… em que exultamos com a vitória do FC Porto na primeira participação e consequente primeira conquista da Taça Intercontinental, do Mundial de Clubes em questão.

Acresce assim que o FC Porto ficou com o trofeu original, o que contém as placas de todos os vencedores, por ter sido vencedor no último ano da versão Intercontinental, do antigo modelo do Mundial de Clubes.

= Os dois troféus ganhos em 1987 na final de Tóquio, a Taça Intercontinental e o Trofeu Toyota de reconhecimento da entidade organizadora – na chegada às Antas, como que no descanso de guerreiros antes de serem mostrados ao público e depois colocados com honra e circunstância no Museu do FC Porto.

= Vista de algumas recordações alusivas à vitória de Tóquio, patentes ao tempo no antigo museu do clube, em vitrine da Sala-museu Afonso Pinto de Magalhães, nas Antas, como o autor destas linhas então presenciou... em 1988.

Como sinal de que houve quem não digerisse bem a realidade, a agência Lusa na partilha da sua nota informativa intitulou a notícia como se fosse algo novo, tal o título escarrapachado: “FC Porto `ganha` dois títulos de campeão mundial de clubes”. Tendo muitos adeptos do FC Porto respondido nas redes sociais que isso era já como se sabia. Tornando o  F C Porto, por fim, também público o próprio regozijo interno, através da página oficial:

«TÍTULOS MUNDIAIS OFICIALIZADOS PELA FIFA
Organismo que tutela o futebol mundial reconhece oficialmente os dois troféus Intercontinentais ganhos pelo FC Porto
Após deliberação do Conselho da FIFA, que esta sexta-feira decorre em Calcutá, Índia, o FC Porto passa a ver reconhecidos os dois títulos de campeão mundial conquistados em 1987 e 2004. O organismo que superintende o futebol mundial assume a partir desta sexta-feira como campeãs mundiais todas as equipas europeias e sul-americanas que venceram a Taça Intercontinental entre 1960 e 2004.
O FC Porto venceu a Taça Intercontinental por duas vezes, graças aos triunfos sobre os uruguaios do Peñarol, em 1987 (2-1, após prolongamento), e sobre os colombianos do Once Caldas, derrotados (8-7 após grandes penalidades) na edição de 2004 da competição, que após esse ano passou a ser disputada com um formato diferente, sob a designação de Mundial de Clubes.
Tendo sido o FC Porto o último clube a conquistar a competição, é precisamente o troféu original da Taça Intercontinental que se encontra exposto no Museu.»

= Taça Intercontinental do Mundial de Clubes de 2004 – Taças ao alto, para ficarem de vez no Porto!

E em verdade era mesmo já assim, como se comprova por galhardete que circulou publicamente na época da primeira vitória portista e que o autor deste blogue então comprou, guardou e possui – como se pode ver por imagem de um lado e outro, quer da parte que aqui se coloca a encimar este artigo, como (ao lado) da respetiva colocação numa parede do escritório doméstico, entre objetos de afeto pessoal. 

Como ilustração, ficam também entremeadas pelo texto mais outras imagens, correspondentes aos títulos em apreço, como recordações pessoais de tão importantes duas vitórias. Algo que entre clubes de Portugal, a ter essa honra e tal pecúlio, só há um, o FC Porto e mais nenhum!.

Armando Pinto


((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))


1 comentário:

  1. Nunca mais esquecerei o 13 de Dezembro de 1987! Eu e todos os portistas do meu prédio festejámos efusivamente de madrugada... e adeptos de outros clubes - ex. Sporting... - juntaram-se a nós! Inesquecível!
    Abraço, caro Amigo.

    ResponderEliminar