Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 8 de outubro de 2017

“Hora do Clube” – Feliz complemento ao “Dia do Clube”


Parecendo ecoar ainda o bruá das Antas, ali ao lado no espaço e no tempo, e com a sensação mais próxima do Dragão, foi com impressão de proximidade que se viveu a Hora do Clube, realização por sinal acontecida durante coisa dumas três horas passadas depressa, com lugar no museu-caffé do Dragão. Tal foi, em suma, o acontecimento clubista que decorreu na noite da primeira sexta-feira deste Outubro, do ano em que o futebol do FC Porto volta a fazer rejuvenescer o entusiasmo dos apoiantes. Ocorrência essa, ao jeito de tertúlia alargada, que juntou no bar do museu um bom grupo de portistas, à roda de amena conversa de gente que sente o mesmo, tendo o FC Porto por denominador comum. Numa feliz organização de um grupo de consócios portistas, sem ligação direta aos órgãos diretivos do clube mas com forte ligação ao sentimento portista.


Estão pois de parabéns os organizadores e promotores da realização da 1ª “Hora do Clube”, onde se ouviu falar do que nos interessa e todos os que pudemos estar presentes nos sentimos bem. Na continuação da organização do anual Dia do Clube, servindo então como complemento, numa espécie de como é sentida a chegada do intervalo dum jogo do FC Porto, no caso contando como verdadeira reunião de gente que não sendo da estrutura organizativa da vida do clube, é (somos) contudo da base da respetiva vivência.


A Hora do Clube teve assim, ao final do dia 6 de Outubro, nas horas finais dessa noite de entrada a um fim de semana sem futebol de alto nível a sério, um convívio sensacional a conversar sobre o FC Porto. Sob os motes dos ilustres oradores convidados, o Professor Styliano, antigo futebolista que jogou nos juniores com a sagrada camisola azul e branca e atualmente é também comentador no Porto Canal, que dá gosto ouvir e sabe transportar à mística portista, mais o historiador sr. Germano Silva, profundo conhecedor da história da cidade do Porto e do que com a Invicta se relaciona, como é o caso evidente do FC Porto. Embora o nosso FC Porto não seja só da cidade do símbolo do Dragão, como atesta a presença na Hora do Clube de diversos portistas de vários locais até distantes.  Debatendo assuntos do Portismo que nos corre nas veias e convivendo com malta conhecida especialmente através dos contactos proporcionados pelo comum interesse que o FC Porto motiva.  

 

Dado o toque institucional com a presença de elementos oficiais do FC Porto, como foi apreciada a companhia do vice-presidente sr. Alípio Jorge e sr. Manuel Tavares da informação do clube, ali entre os portistas que se juntaram no MUSEU CAFFÉ, foi mesmo interessante viver também esses momentos. Havendo sido umas boas horas, essas, bem passadas entre Portistas de tarimba, na 1ª “Hora do Clube” em boa hora realizada. De cujo convívio, ao jeito de tertúlia sobre Portismo, se faz aqui e agora registo apreciativo, deitando mão ilustrativa, com a devida vénia, também, através de imagens com cunho sempre apreciável de “Fotos da Curva”.


Tal como referiu o Professor Aníbal Styliano, citando bem o escritor Nemésio, que ir ao Porto é sempre uma lição de patriotismo, foi mesmo uma lição da génese portuguesa azul o que se viveu à entrada do espaço do museu do FC Porto, para quem foi propositadamente ao Porto, na ocasião, além naturalmente dos que por ali vivem e tiveram oportunidade de ir ao encontro da Hora do Clube. Mesmo com as luzes do Dragão apagadas no interior do estádio, melhor dizendo do recinto dos sonhos azuis e brancos, mas com a chama do Dragão bem viva e, como diz o poema Aleluia, acesa a fé de que andam nossas almas cheias.


Armando Pinto

Nota Bene: Fotos do amigo Pedro Blue, de “Fotos da Curva”.

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Magnífico retrato textual, superiormente coadjuvado por óptimas fotos, do que foi esta primeira hora do clube (em triplicado) porque não se resumiu a 60 minutos! O FC Porto é assim. Não se resume. Analisa-se, porque só o que é grandioso o merecer ser!

    ResponderEliminar