Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

In Memoriam: Sousa Santos e histórias de pai e filho para contar… dum ponto final e parágrafo!


Conforme é lembrado na edição de hoje de “Dragões Diário, evocando JOAQUIM SOUSA SANTOS, o pai e extensivamente o filho, ambos do mesmo nome: «Neste dia, em 1963, depois de 18 anos a pedalar com a camisola do FC Porto, o ciclista de Santa Maria da Feira recebia duas salvas de prata e uma salva de palmas ao intervalo de um jogo de futebol entre a equipa principal do Feirense e um misto dos Dragões. Ao palmarés de Sousa Santos, que como amador júnior se estreou de azul e branco em 1945, só faltou a vitória na Volta a Portugal, que esteve perto de conseguir em 1955 e 1957, edições em que terminou na segunda posição. O ciclista despedia-se, mas, na verdade, recusava-se a sair. “Nasci no FC Porto e conservar-me-ei fiel nas suas fileiras até ao dia em que tenha atingido a meta que nos leva para o outro mundo”, avisou dias antes. Naquela tarde, quando Santa Maria da Feira ainda era Vila da Feira, o FC Porto ofereceu uma bicicleta de corrida a Joaquim, filho de Sousa Santos (que nesse dia também fazia 10 anos, acrescente-se, tendo nascido em 1953 a 13 de outubro). Dezasseis anos depois Joaquim Sousa Santos vencia a Volta a Portugal com a camisola do FC Porto.»


Ora, é a data assim propícia para homenagear esses dois ases dos pedais, por esta via. Fazendo memória dos Sousa Santos na fixação de histórias de pai e filho, dignas de serem contadas tais coincidências, quando o pai punha ponto final nas corridas a sério, em cima de bicicletas, depois de brilhante carreira que o levou por duas vezes a ter estado perto de vencer a Volta a Portugal. Enquanto, no mesmo dia dessa despedida oficial como ciclista, como que num parágrafo que dava continuidade à narrativa, o filho recebia uma bicicleta oferecida pelo clube que mais tarde o iria ter como representante vencedor da Volta.

= Sousa Santos (pai), entre colegas de equipa e com diretores do clube, na comemoração da vitória na Volta a Portugal de 1962 - reportando as fotos documentais à entrega dos trofeus ganhos, da classificações individual (por José Pacheco), coletiva (por equipas, da participação de Sousa Santos e todos mais da equipa), do prémio da montanha (de Mário Silva), mais outras taças de prémios diversos; e ao jantar comemorativo). =

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Joaquim Sousa Santos, filho, nasceu em 13 de Outubro de 1953, em S. Bento - S.João de Vêr - S. M. Feira.
    Do seu palmarés destacam-se entre outras:
    1974 - Vitória na 3ª e 5ª etapa da 37ª volta a Portugal em bicicleta.
    1976 - Alcança a 5ª posição da geral na 38ª volta a Portugal em bicicleta.
    1977 - Alcançou o 2º lugar na volta a Portugal, que terminou no Restelo, em Lisboa.
    1978 - Foi o 10º classificado da geral final da volta a Portugal.
    1979 - Com 23 anos de idade, vence a volta a Portugal, conseguindo ao mesmo tempo ser estudante em medicina em Coimbra, onde se viria a tornar médico.
    Joaquim Sousa Santos (filho) treinava-se entre S.João de Vêr e Coimbra, entre outras equipas representou o Sangalhos, Bombarrelense e o F.C.Porto onde venceu a volta a Portugal ao seu adversário Marco Chagas. Participou na volta á catalunha onde alcançou o 13º lugar, na volta a Malaga 3º lugar, Perpighan em França. A carrreira de Sousa Santos poderia ter tido outras vitórias caso não tivesse optado pelos estudos. Aos 26 anos abandonou o ciclismo.

    ResponderEliminar