Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

14º Aniversário da Inauguração Oficial do Estádio do Dragão


Já passaram 14 anos… O Estádio do Dragão faz 14 anos.

Com efeito foi há catorze anos, passados entretanto, que ocorreu a inauguração oficial e festiva do novo estádio do FC Porto, no domingo 16 de Novembro de 2003 (escrevendo assim o mês, com letra grande, como ao tempo ainda se escrevia). Por sinal um domingo soalheiro mas ventoso, durante a tarde com banhos de multidão no exterior e cercanias do estádio sentindo o sol a conseguir vencer parcialmente uma incomodativa aragem e no cair da noite, já no interior e em plena bancada resplandecente, a pairar um sopro gélido, fazendo bater os pés ao compasso da música da instalação sonora (Alegria, Filhos do Dragão, Hino do FC Porto…!!!), perante a brisa que nos fez rapar tamanho frio, sem contudo arrefecer o entusiasmo, cortando mais o ar porém de entusiasmo, luz e som, num mar de cor inesquecível.

Assim como me lembro bem de quando fiz meus 14 anos de vida (há quanto tempo!), parecendo que ainda vejo o ambiente familiar à minha volta nesse fim de tarde, também me lembro bem – e com tudo tão sentido ainda nos olhos  da inauguração do estádio do Dragão, há 14 anos. Um acontecimento que marcou o sentimento Portista, embora com uma ponta de saudade afetiva pelo antigo estádio das Antas, mas com orgulho no estádio do Dragão que veio dotar o ambiente dos jogos do FC Porto com o que se sonhava antes.  


Ora, neste dia em que perfaz a conta de 14 anos desde essa inauguração célebre, tinha aqui de ser assinalada a data. Como efeméride marcante. Sem necessidade de muita ilustração visual, mesmo porque já se publicou diverso material fotográfico em artigos de anos anteriores, privilegiando agora o facto através de algumas imagens de foro algo personalizado e fotos de coleção pessoal.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário