Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 26 de novembro de 2017

Lembranças da Clássica Porto-Lisboa, recordando a vitória de Carlos Carvalho em 1958…



A propósito da atualidade da publicação de um livro sobre a história da clássica de ciclismo Porto-Lisboa, contada em verso, da feliz autoria do poeta popular alentejano José Frade, trazemos aqui um dos vencedores históricos, Carlos Carvalho.


Enquanto o livro relata em forma de poemas a recordação épica das corridas dos “Porto-Lisboa”, a mais antiga prova clássica de ciclismo em Portugal, desde 1911 a 2004 e entretanto desaparecida do calendário oficial das provas do ciclismo, o caso que agora lembramos por este meio dá para rememorar uma das respetivas edições. Deitando mãos ao guiador memorando duma antiga revista, "Sport Ilustrado". Através de cujo número de 24 de Junho de 1958 se pode rever a brilhante vitória do portista Carlos Carvalho no dia de Portugal desse ano, ciclista que volvido um ano venceu também a Volta a Portugal e ao longo de sua carreira ficou celebrizado como Rei da Montanha por ter triunfado por 4 vezes no Prémio da Montanha, ou seja nas classificações finais da categoria monhanhosa em quatro Voltas a Portugal.


Assinalando o louvável facto de a partir de agora existir esse livro versejando a histórica “Clássica Porto-Lisboa”, cuja apresentação teve lugar nas Caldas da Rainha, integrado no já tradicional almoço anual de encontro de antigos ciclistas e adeptos conhecidos da modalidade, juntamos algumas imagens do Porto-Lisboa de 1958, ganho por Carlos Carvalho, do FC Porto. Pedalando na memória por via de imagens fotográficas coevas, desde a capa da revista, Sport Ilustrado, até instantâneos fotográficos da reportagem inserta nas respetivas páginas centrais da publicação em apreço.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. Parabéns ao meu avô .... Que orgulho 💙

    ResponderEliminar
  2. Esse livro de versos bem feitos tem mérito de também repor algfumas verdades de certas mentiras que o site da Federação Portuguesa de Ciclismo tem. Cumps

    ResponderEliminar