Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 31 de dezembro de 2017

Boa Passagem de Ano e Feliz 2018


Estamos em altura do campeonato desportivo da passagem a nova fase, na viragem do ano civil de 2017 para o novo 2018. Com o pensamento memorial em quanto se passou entretanto e atenções expetantes no porvir, na esperança que o melhor está para vir… se houver justiça e não permanecer o estado balofo que tem sido apanágio do país sócio-político e desportivo nacional.

Enquanto isso, como é também ocasião de retrospetivas, mediante preferências perante as ocorrências, além de muitas referências gerais e coletivas, no âmbito da memoração a que este espaço dedica especial atenção no sublime aspeto do Portismo que nos corre nas veias, o ano de 2017 teve para a memória portista assinalável lembrança da outorga do Dragão de Ouro de Recordação ao grande guarda-redes Américo, como símbolo ainda vivo da geração dourada das décadas de cinquenta e sessenta, na valorização do lote grandioso de futebolistas que conseguiram algo apesar da sistemática tendência sulista e elitista do desporto centralizado na capital do regime. Estando na ideia do autor (para lá de artigos que estão alinhavados, na escrita amadora de quem se vai predispondo a pugnar pela história do FC Porto, tais como por exemplo sobre a dinastia dos guarda-redes Soares dos Reis, entre outros), também um tema dedicado ao Américo Lopes, guardião que foi reconhecido com o primeiro trofeu da Baliza de Prata em Portugal, ao passo que no FC Porto recebeu o antigo Trofeu Pinga e este ano, ainda, o atual Dragão de Ouro.

Desejando que o bom havido em 2017 redobre em melhoria para 2018, deixamos aqui desde já votos de Feliz Ano Novo a todo o mundo portista, com reconhecido afeto a todos os que dedicam afeição a este espaço de memorização do universo azul e branco.

Bom Ano!

Armando Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário