Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

FC Porto continua na Taça de Portugal de futebol: “Histórico” dos confrontos com o Guimarães, o adversário ultrapassado – eliminatória em que o Benfica “caiu fora"...


O FC Porto goleou o Vitória de Guimarães por 4-0 na eliminatória correspondente aos oitavos de final da Taça de Portugal, em jornada das normais eliminatórias da segunda competição tradicional do futebol português, de “bota fora” como é uso dizer-se por cá (e no Brasil dizem mata-mata). Eliminatória esta, jogada a meio da semana e já em tempo da quadra natalícia, que de véspera tivera a curiosidade do Benfica ter sido “deitado fora da carroça”, como se diz na gíria da Taça (derrotado pelo Rio Ave em Vila do Conde). Passando então o FC do Porto aos quartos de final da mesma prova, tendo superado concludentemente o Vitória minhoto, num confronto com história.


Para o caso, e com a devida vénia duma lembrança, partilhada da página FCPorto, anteriormente colocada pelo amigo Paulo Bizarro (neto do antigo goleador do FC Porto António Santos, um dos campeões históricos na década dos anos trintas), o F C Porto passa assim a ter como números e factos, relativos aos confrontos com o Guimarães para a Taça de Portugal, o seguinte Histórico:

Taça de Portugal – FC Porto / Vitória SC
Em 16 jogos
12 vitórias, 1 empate, 3 derrotas
52 golos marcados, 20 sofridos
Maior vitória: 11-1 (1938/39)
Resultado de agora, nesta quinta-feira 14-12-2017, da época 2017/18: 4-0 (golos de Aboubakar, Danilo e 2 de André André)
Mais jogos realizados: Rolando (4)
Mais golos marcados: António Santos (5)

= António Santos, máximo goleador dos jogos entre FC Porto e Vitória de Guimarães para a "Taça" =

~~ * ~~
Ora... Continua o FC Porto na Taça e continua a boa campanha que tem tido bom desempenho, sempre que os árbitros não interferem no andamento do resultado.


Quase como que por milagre, ou melhoria de consciência na aproximação ao Natal (que celebra Alguém que faz a vida especial quando vivida de bem com a verdade!), desta feita o árbitro assinalou um penalti a favor do FC Porto ainda com o jogo empatado. Obviamente uma grande penalidade bem assinalada, visto o defesa vimaranense ter jogado a bola com a mão dentro da grande área, por mais que custe aos comentadores afetos a outras bandas e mailos cartilheiros do sistema - além de jogadores e treinadores que só reclamam quando é diante do FC Porto, mesmo sem razão, ao invés de quando têm razão em jogos contra outras equipas... A partir daí, que é o que conta, lá se foi o habitual ferrolho das equipas visitantes no estádio do Dragão e o FC Porto fez subir a parada, avolumando o marcador com categoria.

Engraçado é verificar como, findo o encontro e passando a viosionar no aparelho televisivo, o que aparece nos diversos canais de televisão, nos ditos de âmbito nacional, é que está tudo com cara de enterro, surgindo quase todos com cara triste e de semblantte aziado, entre locutores e comentadores conhecidos de afeto a outros lados...  O que, para nós, até dá prazer, na amplitude de poder dispor do comando para andar duns para outros, antes de ir às gravações e finalmente parar atenções a sério no Porto Canal!


Posto isto, com André André a marcar dois golos (para condizer até com o “nome de guerra”), continua a ficar para a história que o marcador de maior de golos nos encontros do FC Porto com o Vitória Sport Clube, de Guimarães, é o histórico artilheiro António Santos, avançado dos tempos de Pinga, Soares dos Reis I, e outros que tais - que se vêm na foto de Campeões de seus tempos!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário