Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Efeméride – Uma goleada das antigas… num "record" de tempos passados.


Em 1968, 18 de fevereiro também calhou a um domingo e o FC Porto jogava em casa com um adversário da região do Vale do Ave. Era o Tirsense, que no fim saiu do Estádio das Antas vergado a uma copiosa derrota por 9-0. O brasileiro Djalma, o goleador portista daqueles tempos, assinou um hat-trick, Valdir não quis ficar atrás e imitou o compatriota, Lisboa bisou e Virgílio (não o Leão de Génova, que há muito deixara de jogar, mas um Tirsense desse tempo que marcou na própria baliza, ao tentar impedir uma cabeçada de Pinto) contribuiu com um golo para aquela que seria a maior das goleadas da edição de 1967/68 do Campeonato da I Divisão.


José Maria Pedroto era o treinador nessa época que terminaria no Jamor, com a conquista da Taça de Portugal. O Mestre começava aqui a ganhar a fama de papa-taças: no total, são sete os troféus no currículo, cinco dos quais como treinador e dois como jogador. Não há nenhum português com tantas Taças de Portugal em seu currículo futebolístico como ele.


Dessa jornada, com imagens coevas em que aparecem Djalma e Malagueta em ação, se recorda esta memória goleadora através de recortes do arquivo de um jovem portista desse tempo… e atualmente ainda e sempre com o FC Porto em todos os sentidos!


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar ))) 

1 comentário: