Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Importante vitória portista na 1ª mão vantajosa da meia final da Taça, ao 100º jogo de Casillas no FC Porto (mais uma memória a preceito)


Como se costuma dizer o número 3 é algo especial e tal como proclama um rifão popular às três é de vez. Quão foi, desta vez, mesmo, no terceiro jogo entre FC Porto e Sporting da época de 2017/18, até porque finalmente desta feita não foi anulado o golo, como da vez anterior. Voltando Tiquinho Soares a marcar ao Sporting, agora sem que a arbitragem conseguisse arranjar qualquer milímetro para anulação, nem o VAR tivesse desculpa de “entrolhos” para não validar um golo ou jogada para vitória portista.


Está pois o FC Porto em vantagem na parte já disputada da meia final da Taça. Com um resultado algo mínimo para a superioridade demonstrada em campo, mais uma vez, mas suficiente para enfim ter vencido o jogo, e estar a vencer a eliminatória. Com a vantagem de não ter sofrido golos, na perspetiva do proveito ser totalmente positivo, sem o fator de qualquer golo contrário em casa. Enfim acabando com o mito da igualdade que estava a subsistir esta época nos confrontos com o Sporting, adversário direto que neste jogo veio com uma linha defensiva ultra reforçada, a pontos da equipa das listas verdes ter jogado com três defesas centrais, de ajuda tampão a toda a frente de sua baliza.


Assim, pela terceira vez nesta temporada, mas a primeira na Invicta, FC Porto e Sporting encontraram-se, desta vez no Estádio do Dragão, em jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Foi a 228.ª partida entre as duas equipas, sendo também desta feita desbloqueado o equilíbrio histórico que se verificava entretanto, tendo agora o FC Porto passado a ser melhor até nisso, ficando com 82 vitórias contra 81 nos confrontos totais entre ambos os contendores, além de terem empatado 65. Enquanto na Taça de Portugal os Dragões aumentaram a distância, passando a deter vantagem de 14 vitórias contra 12 empates e 12 derrotas. Para o efeito contou uma exibição em grande de todo o conjunto portista, com realce para Casillas que não sofreu qualquer golo neste desafio em que atingiu a conta de 100 jogos feitos com o símbolo do FC Porto ao peito.


Como homenagem ao feito de Iker Casillas, na memorização que sempre vem a talhe, recordamos um lance de um FC Porto-Sporting de outros tempos, pelos idos da década de cinquenta, em que o guarda-redes da época, Acúrcio, também teve atuação que levou à consideração de ter tido então “mãos de aço”…


Quanto à atualidade, como sempre que o FC Porto consegue livrar-se da sanha das arbitragens e seus tentáculos, o encontro foi entusiasmante. Embora, como em noite de eleições aparecem por vezes alguns políticos derrotados a quererem enganar-se a eles próprios, também nesta noite de futebol o treinador do Sporting deu assim alguma no cravo... Ele aliás talvez pensasse que enganava a opinião pública com a sua tática ultra defensiva e com perdas de tempo para não sofrer mais golos, mais dando fora da ferradura nos seus comentários finais, ainda com efeitos de algum vento anterior.


Acresce ainda, no jogo jogado, que mais uma vez Coentrão continuou a fazer o que lhe apeteceu perante a complacência arbitrária e o duplo cartão amarelo do final de jogo a Acuña  era para vermelho direto, se já não fosse usual essas maneiras de evitar maiores castigos no futebol português. Tudo perante um final de encontro que desta vez não teve o presidente sportinguista a comportar-se como quem alcança qualquer coisa com que nem contava...


Em suma, está tudo em aberto para a continuidade na Taça de Portugal, com o FC Porto em vantagem. Tal como no histórico da soma dos confrontos ao longo dos tempos e também na época em curso. Em noite de grande jogo de Sérgio Oliveira e resposta bem positiva de Soares ao que dele se anseia, como de toda a equipa - tal a roda que continua, como barco que navega até bom porto, em pleno mar azul!


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. O FC Porto é a melhor equipa portuguesa da atualidade e ontem voltou a demonstrá-lo no Estádio do Dragão. Num jogo de sentido quase único frente ao Sporting, venceu por 1-0, com um golo de Soares (superiormente assistido por Sérgio Oliveira), e ficou a dever a si próprio, ao poste da baliza norte e a Rui Patrício o facto de não ter alcançado um resultado mais dilatado. A decisão das meias-finais da Taça de Portugal continua em aberto até ao jogo da segunda mão desta eliminatória, que se disputará no Estádio de Alvalade a 18 de abril.

    Após ter cumprido o centésimo jogo com a camisola do FC Porto, Iker Casillas mostrou-se feliz pela vitória e sublinhou que os Dragões foram melhores do que o Sporting nos três jogos já disputados nesta temporada: “Fizemos um jogo muito sério do princípio ao fim, tal como já tínhamos feito em Alvalade, em setembro, e em Braga, há duas semanas. Merecíamos mais em ambos os jogos e hoje o resultado foi justo. Trabalhámos muito do princípio ao fim e ficamos contentes com este resultado”.

    Dragões Diário

    ResponderEliminar