Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 7 de março de 2018

Com o “Porto” vamos até ao fim dos tempos!


Um Mar Azul espraia-se por tudo quanto é sítio onde se realizem jogos do FC Porto. Desliza nas paragens da ocidental praia lusitana uma autêntica avalancha de fiéis adeptos portistas seguindo por todo o lado a equipa azul e branca que joga por todo o mundo dragão, incluindo estádios da Europa comunitária e mesmo em países de fora, como ocorreu na inglesa Liverpool. Entre pessoas que fazem das tripas coração e conseguem superar as dificuldades da vida, representando também muitos mais que gostariam de acompanhar tudo se pudessem. Havendo pessoas que por motivos de poupanças de saúde não podem, como quem tenha de poupar nos recursos que a situação do país limita a boas franjas populacionais. Enquanto os jogadores do FC Porto lá dentro do campo jogam por todos nós. E em espírito, dentro do possível, um outro mundo segue, sofre e vibra com tudo o que vê, ouve e sente, do desenrolar dos jogos do FC Porto. É o Porto uma nação dentro da nação, por mais que custe aos detratores e invejosos oponentes, quase parecendo que o país não merece algo assim, na tacanhez das mentalidades dos que não conseguem obter vitórias de maneira justa e verdadeira e não olham a meios para atingir fins…

É, pois, este o panorama desportivo do país que ostenta nome Portugal, curiosamente derivado de outras origens dos meios atualmente no poder.


Camões cantou n’”Os Lusíadas”, já a meio do épico poema da narrativa dos feitos lusitanos, que

“Lá na leal cidade, donde teve
Origem (como é fama) o nome eterno
De Portugal, armar madeiro leve
Manda o que tem o leme do governo… “

(referindo-se ao Porto, cidade que deu origem ao nome de Portugal, com a sinédoque de seco lenho, na conclusão … do que tem o leme do governo manda armar madeiro [barco] leve [veloz]) … sabendo-se que foi no Porto, nos estaleiros ribeirinhos de Miragaia, que foram construídas as caravelas dos Descobrimentos de novos mares ao mundo, incluindo o sacrifício da doação de carnes para abastecimento da tripulação dos navegantes à expedição a Ceuta, celebrizada na tradição das tripas de altruísmo patriota…

Ao passo que Pedro Homem de Melo no poema Aleluia refletiu e concluiu (sobre tudo o que se consubstancia na bandeira empunhada pelo sentimento Portista), que

«… Só quem não sente o ardor da juventude
Poderá vê-la de olhos descuidados.
Porto – palavra exacta. Nunca ilude.
Renasce nela a ala dos namorados…
… São sempre heróis! São sempre Portugueses!
E, azul e branca, essa bandeira avança…
Azul, branca, indomável, imortal.
Como não pôr no Porto uma esperança
Se “daqui houve nome Portugal!?»

Mas, como também Camões já nos idos de quinhentos percebeu o que murmuravam os velhos do Restelo e estava patente na vã cobiça, incluiu (logo no canto I) algo extensivo:

«Já lhe foi (bem o vistes) concedido
C’um poder tão singelo e tão pequeno,
Tomar ao Mouro forte e guarnecido
Toda a terra, que rega o Tejo ameno:
Pois contra o Castelhano tão temido,
Sempre alcançou favor do Céu sereno.
Assim que sempre, enfim, com fama e glória,
Teve os troféus pendentes da vitória.»

Ora, neste país da costa mais ocidental europeia, os valores históricos e sociais têm andado arredios de quem detém o poder, não olhando a tudo e todos por igual, conforme se nota com o fenómeno desportivo e perante o tratamento ao sentimento portista. Por quanto o FC Porto foi até agora o representante português que mais resistiu na compita com os colossos europeus e levou atrás um mar de gente acompanhante, com boa reputação na representação nacional derivada. Porém, apesar de tudo e enquanto isso, por cá tudo era, foi e é diferente. Embora sendo algo a que o povo não esteja já habituado.


Basta recuar ao tempo do Calabote e depois ao do Reinaldo Silva, como dois exemplos do tempo das arbitragens à sistema BSB. Sendo uns autênticos heróis os futebolistas do FC Porto que nessas eras conseguiram mesmo assim ainda ganhar alguns campeonatos e taças, assim como é de admirar os que não conseguiram, apesar de grandes valores que foram e se mantiveram fieis ao FC Porto…

= Uma das gerações heróicas do FC Porto. Equipa do FC Porto em 1963, na transição dos consagrados valores dos anos cinquentas para as novas estrelas surgidas na década de 60… incluindo valores como Hernâni, Arcanjo, Carlos Duarte… e já Américo, Festa, Custódio Pinto, Jaime, Azumir, Atraca, Joaquim Jorge, Paula, Carlos Baptista, Mesquita, Jorge Gomes…  

= Equipa vencedora da Taça de Portugal de 1968, triunfante na final por 2-1 diante do Vitória de Setúbal !

Pois sim, depois de tudo... Na atualidade está tudo a voltar ao antigo. Desde que passou em claro o Estorilgate, mais o caso gritante do túnel, depois o ano do colinho, ainda o campeonato da Liga Salazar…

Então, presentemente, acumulam-se casos que mostram a corrupção que tem levado o Benfica, sabendo-se como o caso dos e-mails não é desmentido, a justiça desportiva não atua e os responsáveis escondem a cabeça na areia. Agora foram detidos indivíduos ligados ao Benfica, tendo um assessor jurídico da SAD do Benfica sido preso preventivamente por suspeitas de corrupção ativa, e continua a cortina de encobrimento oficial nas esferas desportivas. Estando em causa uma rede montada pelos encarnados para recolher informações de processos que corriam no DIAP de Lisboa e outras extensões judiciárias, conforme se sabe por a investigação se ter espalhado pelos Tribunais de Fafe e de Guimarães, além das instalações da SAD benfiquista, no Estádio da Luz, todos também alvos de buscas.

= Na edição de quarta-feira dia 7 de março do jornal "O JOGO" é apresentado um esquema que demonstra as várias ligações de Paulo Gonçalves, um “cabecilha” do sistema…. O esquema mostra a quantidade de pessoas envolvidas neste “polvo” que não parece ter fim.=

Pois decorrendo isso, mas para iludir e desviar atenções, aparece na comunicação social que foi por diferentes instâncias instaurado um inquérito à segunda parte do jogo de futebol entre Estoril Praia e FC Porto, disputada em 21 de fevereiro, sobre assunto que está mais que justificado e explicado. Aparecendo logo o Conselho do futebol português a abrir inquérito a isso. Enquanto da goleada do Benfica ao Marítimo que foi muito estranha com encolher de pernas, etc. e tal, nada… E, de bradar, sobre a corrupção do Benfica e detenções de seus representantes envolvidos, estando todos como arguidos e inclusive o clube… conforme as próprias medidas de coação ditadas pelo Tribunal de Lisboa… nada, nada de nada. Mesmo com toda essa sujeira a chegar ao estrangeiro, andando já nas colunas de todo o mundo.

Enfim.


Enquanto isso, continua o mar azul. Sendo entusiasmante a ruidosa massa de seguidores apoiantes que foram um orgulho clubista no apoio ao FC Porto em Anfield Road. Tal reflete a imagem dum polícia aderente à alegria portuguesa, pelo bom comportamento dos adeptos portistas, qual marca de apreço (“this is your year to sparkle”). Algo que se fosse com um grupo de adeptos do clube que não tem claques reconhecidas, seria para filme genérico… à posteridade!


Como diz a vozearia das claques oficiais do FC Porto, com o Porto vai-se até ao fim do mundo. Ultrapassando de lado a caravana que passa em sentido contrário. Sem misturar o bem com o mal, a verdade e retidão com a mafia e corrupção. Pois que o Porto honramos, quão nos contempla. Tal o Porto é para sempre, até ao fim dos tempos!


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário