Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 17 de abril de 2018

FC Porto é Campeão, Tri-Campeão Nacional de Bilhar às 3 Tabelas de 2018 – Mega Campeão Português de Carambola


No domingo inesquecível da saborosa vitória da equipa de futebol principal do FC Porto em casa do Benfica, que colocou o FC Porto em 1º no Campeonato da Liga, também é de assinalar a conquista do Campeonato Nacional de Bilhar às Três Tabelas por parte da equipa principal da modalidade bilharista do FC Porto, consumada nesse domingo 15 de abril de 2018, derradeiro dia de prova com consecutivas vitórias diante do Benfica e do Sporting no manejo dos tacos. Quão fioram os bilharistas do FC Porto melhores a dar giz e carambolar.


Mais destacável é, de facto, atendendo a ter sido mais uma tacada forte dada no sistema informativo nacional, para lá do regime desportivo. Porque antes, quando o FC Porto não atingira ainda o primeiro lugar, o decorrer do mesmo campeonato andava referido em jornais e até em canais televisivos sediados em Lisboa... mas logo que o FC Porto ultrapassou tudo e todos, sagrando-se campeão, o caso foi posto de lado, propositadamente esquecido da maioria dos meios de difusão, senão num ou noutro jornal em simples linhas de espaço quase escondido ou de temas banais.


Com efeito, mais um campeonato fica assim nos anais do FC Porto, desta feita no Bilhar, modalidade em que o FC Porto é “Mega Campeão” na história desse desporto artístico, com um historial riquíssimo e um património humano notável, como neste blogue de espaço da memória portista está historiado. Agora com mais um título somado, o terceiro da recente série consecutiva.


Perante mais este brilharete, o FC PORTO SAGRA-SE TRICAMPEÃO NACIONAL DE BILHAR. Tendo os Dragões vencido no domingo quer o Benfica como o Sporting.


Depois de disputa renhida nas anteriores jornadas, o FC Porto chegou ao último dia em segundo lugar, almejando por fim o alcance do objetivo ao somar duas vitórias nas 11.ª e 12.ª jornadas da Final Six do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas, batendo Benfica (3-1) e Sporting (4-0) na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão para se sagrar tricampeão nacional da modalidade.


«Os Dragões terminaram a prova com 28 pontos, mais dois que o Sporting. De manhã, para a 11.ª jornada, o FC Porto superou o Benfica com os seguintes parciais: João Ferreira-Fernando Silva (40-17), Rui Manuel Costa-Vasco Gomes (40-39), Torbjörn Blomdhal-Juan Zapata (32-40) e Daniel Sanchez-David Martínez (40-16).


No segundo clássico do dia, para a derradeira jornada, os Dragões venceram o Sporting por claros 4-0 e garantiram o título: João Ferreira-Joaquim Alves (40-12), Rui Manuel Costa-Rui Edgar (40-32), Torbjörn Blomdhal-Jorge Theriaga (40-39) e Daniel Sanchez-Frédéric Caudron (40-27).

Daniel Sanchez, Torbjörn Blomdahl, Rui Manuel, João Ferreira, Alípio Jorge, Santos Oliveira e Fernando Cunha foram os obreiros desta conquista.»


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário