Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 16 de abril de 2018

FC Porto vence jogo do ano em casa do Benfica e regressa ao 1º lugar: O Campeão voltou!


FC Porto vence e convence em Lisboa, derrotando mais uma vez o Benfica no estádio da Luz apagada! … Assim o Porto volta ao lugar que é seu, o nosso 1º lugar. E o Porto, nosso grande amor, volta a dar-nos mais uma grande alegria, mais uma vitória – atualizando a Marcha do clube.


No novo e atual estádio da Luz, o já famoso estádio da luz que costuma ficar às escuras em jogos do Benfica com o FC Porto, houve com o de hoje já 15 clássicos Benfica-Porto, com 6 vitórias do FC Porto e 6 empates, em conta muito superior às restantes  e escassas 3 vitórias do clube das toupeiras encarnadas.


Enquanto isso, com esta vitória materializada num potente remate do atual capitão Herrera, aumenta também a vantagem do FC Porto nos confrontos diretos da história dos jogos entre FC Porto e Benfica. Somando agora 168 jogos na totalidade dos desafios a contar para o Campeonato Nacional/1ª Liga Portuguesa, consubtanciados em 66 vitórias do FC Porto, 55 do Benfica e 47 empates. Numa superioridade que fica historicamente marcada por momentos inesquecíveis, como foi, por exemplo, o golo do histórico capitão Fernando Gomes também em Lisboa, no antigo estádio da Luz, e igualmente decisivo, em 1985 para o título nacional do campeonato da então 1ª Divisão Nacional de 1984/85 (que se recorda na icónica imagem da euforia de tal vitória, igualmente, digna de figurar como eterna recordação neste espaço de Memória Portista).


Quanto ao presente: Tamanha vitória, esta de abril de 2018, a superar tudo e todos, acontece então em dia para ficar na história, podendo ter sido decisivo para a atribuição do título de campeão do futebol português, além de ser em dia de entrada na Diocese Portucalense do novo Bispo do Porto e na semana em que se soube ir ser construída uma nova ponte sobre o rio Douro (que vai ter precisamente o nome do anterior bispo, o carismático e portista assumido D. António Francisco dos Santos) a ligar as duas margens entre as cidades do Porto e Gaia, através de realização das respetivas Câmaras Municipais. Coincidindo ainda no mesmo dia ter sido conquistado pelo FC Porto mais um título de Campeão Nacional de Bilhar. Qual série de carambolas felizes.


Perante o resultado do jogo de futebol que pode ter sido do título desta época e tudo o mais que advém, verifica-se que felizmente não tiveram consequências anímicas as jogadas de bastidores, nem tão pouco valeu a pena de véspera até a brigada de trânsito ter tentado interferir na disposição psicológica dos jogadores, sem contar já que desta vez não resultou qualquer mensagem de e-mails, nem a preparação de missas encomendadas, e menos ainda a contratação de agentes de bruxaria… Embora tenha de se continuar a ter atenção a tudo o que ande por baixo da terra e em cima de secretárias. Faltando quatro jogos para o fim do campeonato, que já poderia estar decidido se não houvesse tantas ajudas como tem havido ao clube do regime e o FC Porto não tivesse sido prejudicado em diversos jogos de interferência de árbitros, VAR-videoárbitros e Cª

No fim de contas, pode-se dizer: - Nada melhor que os minutos noventas em jogos com o Benfica… e mais uma vez uma saborosíssima vitória no nosso salão de festas.


Segunda-feira é dia de comprar o jornal para guardar. Enquanto… A noite de fim de domingo é como a gente gosta, com uma vitória como eu sempre quero, com o Porto a marcar e o Benfica a zero.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário