Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Ángel Sánchez Rebollido vencedor da Volta às Terras de Santa Maria da Feira de 2018, na 1ª vitória individual do ciclismo do FC Porto desta época


Depois de algumas boas classificações de ciclistas das camisolas azuis e brancas ao correr das provas já disputadas nos inícios da época em curso, e após algumas vitórias coletivas da equipa representativa do FC Porto já nas classificações por equipas (na Volta ao Alentejo e Grande Prémio Internacional das Beiras e Serra da Estrela, em Portugal, mais na Volta à "Comunidad de Madrid", em Espanha), assim como algumas vitórias individuais em etapas (Samuel Caldeira na Volta ao Algarve, Gustavo Veloso na Volta ao Alentejo e César Fonte no Grande Prémio das Beiras),  mais outras classificações (João Rodrigues chegou a ser lider da Montanha na Volta ao Algarve), estava a faltar uma vitória individual da classificação final, normalmente de maior impacto por ser de vencedor da classificação geral. Até que essa vitória chegou este fim de semana, num triunfo saboroso, quão renhido, obtido em vigoroso sprint, decidido na fotografia da chegada. Tendo sido vencedor o ciclista Ángel Rebollido, com todo o merecimento, após despique emocionante.

Reaparece assim, este ano também, o horizonte do ciclismo do FC Porto com semblante esperançoso em dar mais alegrias aos apoiantes dragões, sendo como é o ciclismo uma modalidade que leva a representação clubista perto das pessoas, por vezes até dando para ver passar os ciclistas do FC Porto em treinos pelo interior do distrito do Porto, pelo menos, além de levarem as cores portistas nas corridas pelo país além.

Ora, assim sendo, agora que o futebol entra em defeso, ostentando o FC Porto o título de Campeão Nacional, renova-se a atenção pelo ciclismo, mais com o FC Porto a ser o maior vencedor português de sempre no historial do ciclismo português. Em cuja linha soma mais um triunfo, com a vitória na Volta às Terras de Santa Maria. Em terras concelhias de históricos ciclistas do FC Porto, autênticos ases do pedal, como uns Sousa Cardoso, Mário Silva, Sousas Santos, Alberto e António Carvalho, etc etc. Onde, agora... Foi mesmo uma vitória importante, por um fio, o da meta, esse, na Volta às Terras de Santa Maria da Feira. Em cujo percurso o mesmo ciclista do FC Porto, Ángel Sánchez Rebollido, teve atuação brilhante, com boa disposição, como confirmou por fim, acabando por dizer: - «Ótimo voltar a encontrar-me com boas sensações em cima da bicicleta. Muito obrigado à equipe e a todas as pessoas que me apoiam dia a dia nas boas e nas ruins.»!


Ángel Sánchez venceu efetivamente, por centímetros em cima da linha de meta, conforme confirmação oficial após consulta do “photo finish”, a 27ª Volta às Terras de Santa Maria – disputada em circuito terminado em São João de Ver, Santa Maria da Feira, através de uma prova de 1 dia, em formato de circuito na extensão de 152,6 quilómetros, com que se deu o regresso da equipa portista a competições do calendário nacional, após algumas corridas em Espanha. A chamada popularmente Volta a Santa Maria da Feira foi, desta feita, percorrida com um início a alta velocidade, resultando que cedo um grupo de concorrentes se destacou do pelotão, a meio da corrida. Desse grupo Ángel Sánchez (W52/FCP) e Jesus Del Pino (Efapel) destacaram-se e andaram sempre na frente, havendo a decisão final sido entre os 2 ciclistas, chegados quase a par. Tendo, após a consulta do "photo finish", podido ver-se que a vitória foi do Ángel, enquanto o terceiro chegou a 39 segundos depois da referida dupla.


Para além da vitória da prova Ángel Sánchez venceu também a classificação dos Pontos e a das Metas Volantes, assim como o conjunto do FC Porto também venceu por Equipas.

De referir que apenas 38 ciclistas terminaram a prova e a W52-FC Porto foi das únicas equipas que terminou completa (do lote inscrito, porque tem estado com algumas ausências de ciclistas em recuperação de lesões).

Classificações referentes à equipa do FC Porto:


Classificação Final
1º Ángel Sánchez - 3h 52m 22s
4º César Fonte +39s
7º João Rodrigues +42s
10º António Carvalho +48s
11º Gustavo Veloso +48s
24º Tiago Ferreira +1m 04
26º José Neves +1m 04

Geral de Equipas
1º W52 – FC Porto

Geral por Pontos
1º Ángel Sánchez

Geral da Montanha
2º Tiago Ferreira
3º Ángel Sánchez

Geral das Metas Volantes
1º Ángel Sánchez

(INFORMAÇÕES E FOTOS RECOLHIDAS DA PÁGINA INFORMÁTICA DA EQUIPA W52-FC PORTO, além de pessoal acompanhamento noticioso)

ARMANDO PINTO
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário