Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Taça de Campeão Nacional de 2017/2018 solenemente colocada no Museu do FC Porto


Já mora no Museu FC Porto by BMG a Taça de Campeão Nacional de futebol sénior da época 2017/2018. Com solene ato de entrega decorrido ao fim da tarde do primeiro dia da semana seguinte ao final do Campeonato da Liga, após um treino aberto ao público, a culminar o período festivo da importante conquista.


Nesse apogeu, em dia de semana, logo à segunda-feira, o plantel da equipa principal do FC Porto pôde então ser visto por muita gente, havendo estado na bancada central do estádio do Dragão cerca de cinco mil pessoas, e muitos mais nem terão tido conhecimento ou apenas souberam sem tempo já de rumarem até à cidade do Porto, entre possíveis interessados e quantos desejosos. Tendo porém havido possibilidade de acompanhamento visual através do Porto Canal, com grande audiência, que levou a muitos adeptos também tal oportunidade, pois que desde que surgiu o canal televisivo do FC Porto tudo ganhou outra visibilidade, pelo menos.


Então, toda a Equipa do departamento principal do FC Porto, incluindo todo o plantel atual dos futebolistas da equipa A, mais técnicos, dirigentes e colaboradores das diversas áreas, estiveram presentes em visita ao Museu e consequente cerimónia da entrega da taça. Vendo-se pelas imagens televisivas muito interesse, curiosidade e mesmo admiração de todos, embora sem naturalmente ter podido haver muitas explicações gerais, a não ser as de conversas normais e particulares, durante a deslocação do numeroso grupo. Fazendo lembrar o caso da reportagem da abertura para convidados, há já quase cinco anos, em que o então diretor de comunicação Rui Cerqueira, servindo de cicerone às individuaslidades, se fez ouvir aos asssitentes também em casa.
    

Pela importância dos acontecimentos em apreço, tal a expressão histórica contida, aqui registamos a colocação deste trofeu desejado no Museu do FC Porto. Para o efeito, transcrevendo a nota divulgativa inserta na página informática do clube (Site oficial do FC Porto):

« A TAÇA CHEGOU FINALMENTE AO MUSEU

Plantel entregou o troféu de campeão nacional. “Vocês estão na história por mérito próprio”, disse Pinto da Costa

Foi erguida pelas mãos de Héctor Herrera no passado 6 de maio, no final do jogo com o Feirense, andou em mãos de muitos campeões, visitou a Câmara do Porto para ser exibida ao Mar Azul que inundou a Baixa da cidade a celebrar a sua conquista tão ansiada. Oito dias depois de ter sido conquistada, a taça que representa o 28.º título de campeão nacional do FC Porto está finalmente no Museu, onde a partir agora pode ser contemplada, admirada – ou invejada – por todos aqueles que visitem o espaço que conta a história dos quase 124 anos do clube.

Chegou na tarde desta segunda-feira, depois do treino aberto no Dragão, pelas mãos do treinador Sérgio Conceição e do capitão, que a colocaram no centro da Constelação do Dragão, que ilumina a grande coleção de troféus nacionais e internacionais que enchem o palmarés do clube.

A cerimónia contou com a presença de todo o plantel, equipas técnica e médica e restante estrutura do futebol profissional, assim como Jorge Nuno Pinto da Costa e de membros da Direção do clube e da SAD.


“É um troféu que nos fazia muita falta. Representa que vocês estão na história deste clube. Vão ficar perpetuados neste clube e neste museu, na história desta época de sucesso, em que todos estivemos envolvidos”, começou por dizer o Presidente do FC Porto para, logo a seguir, se dirigir a Sérgio Conceição e a toda a equipa.

“Quero destacar em primeiro lugar o míster Sérgio Conceição, que com toda a sua sabedoria, no momento em que assinou, disse que não vinha para aprender, mas sim para ensinar, aos que não sabiam, e eram poucos, e aos que sabiam o que era o FC Porto. Nas suas atitudes e na maneira como viveu e sofreu esta época, ensinou-nos que precisamos de trabalhar muito para entrar na história do FC Porto. Vocês estão na história por mérito próprio. Quero, no abraço que vou dar ao Sérgio Conceição e ao Herrera, que todos se sintam envolvidos. Nunca esqueceremos esta época, o que foi o vosso trabalho e a alegria que nos deram”, sublinhou.


O agradecimento foi retribuído com elogios por parte de Sérgio Conceição: “Emociono-me sempre que vejo, que estou presente e partilho momentos com o melhor presidente do mundo de todos os tempos. Digo isto porque é o presidente mais titulado do mundo, é uma pessoa com uma sabedoria enorme, a mais importante deste clube desde sempre e alguém que conheço desde os meus 16 anos”.


O treinador recordou ainda o seu percurso no FC Porto, clube que representou como jogador e que agora representa como treinador: “Tive a oportunidade de estar em cinco campeonatos pelo FC Porto, dois como júnior, três como sénior, e agora um como treinador, e ganhei quatro. Esse tem sido o meu trabalho, um trabalho sinónimo de sucesso e espero que assim continue, porque este clube habituou-nos a ganhar principalmente desde o início desta presidência”.


A cerimónia, transmitida em direto no Porto Canal, terminou com toda a estrutura do futebol profissional a assinar o livro de honra do Museu do FC Porto, que eterniza os grandes obreiros da conquista do 28.º título de campeão nacional.»

Obs.: Fotos da (referida) Página do FC Porto

ARMANDO PINTO
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário