Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Efeméride – O primeiro jogo oficial no estádio das Antas


Como através do cumprimento de efemérides há oportunidade de lembrar algo de relevo, ao completarem-se datas perfeitas, vem a talhe memorar que perfaz nesta data um momento assinalável como foi o primeiro jogo oficial de futebol no estádio das Antas.


Com efeito, como é lembrado hoje em “Dragões Diário”: «Há 66 anos, o FC Porto disputava o primeiro jogo oficial no Estádio das Antas e vencia o Sporting por 2-0, com o avançado Diamantino a fazer toda a diferença. Jogava-se a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal e no banco dos Dragões sentava-se Luís Casas Pasarín, o treinador que tinha conduzido o Valência ao título espanhol anos antes. No relvado distinguiam-se estrelas como Virgílio, Monteiro da Costa e Hernâni.»


Nesse jogo histórico o FC Porto alinhou com: Barrigana, Virgílio, Ângelo Carvalho, Bibelino, Correia, Pinto Vieira, Diamantino, Hernâni, Monteiro da Costa, José Maria e Carlos Vieira.

= Diamantino =

Os golos foram apontados por Diamantino, que bisou nos remates vitoriosos à baliza da formação Sportinguista, composta por: Carlos Gomes, Amaro, Pacheco, Veríssimo, Passos, Juca, Rola, Vasques, Martins, Travassos e Albano.


Desse tempo de inícios do mítico estádio das Antas juntam-se algumas imagens coevas, assim como uma pose fotográfica da equipa principal do FC Porto, com Diamantino (primeiro da esquerda em baixo) e grande parte dos jogadores referidos, notando-se poucas alterações relativamente à equipa que defrontou a turma do Sporting no jogo da ocasião em apreço.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário