Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 12 de junho de 2018

Efeméride recordatória do 2º mandato da Gerência Presidencial de Pinto de Magalhães à frente do FC Porto


Se tempos houve em que o pecúlio memorial do FC Porto esteve sobretudo sob a guarida de associados apreciadores da memória clubista, atualmente já é dada maior atenção à preservação e colecionismo institucional do que respeita ao FC Porto. Como se tem vindo a reparar desde que houve recolha e levantamento tendente ao arquivo portista, com a contribuição natural de apoiantes do clube, aquando da instalação do Museu do FC Porto. E ainda desde que começou a haver a página “Dragões Diário", missiva diária de pugna pelo FC Porto, que, além da atualidade, atenções mediáticas e alertas públicos, por exemplo, também todos os dias assinala algo que “Aconteceu” em tempos, remetendo à recordação de retalhos da vida gloriosa do grandioso clube dragão.

Assim, porque por esse meio vem à ideia, desta feita recuando a 1969, recordamos nesta data a tomada de posse da continuidade de Afonso Pinto de Magalhães na Presidência do FC Porto, há já quase meio século.


«Há 49 anos, realizou-se no Teatro Sá da Bandeira, no centro do Porto, a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais do FC Porto. A direção continuava a ser encabeçada pelo banqueiro Afonso Pinto de Magalhães, em funções desde 1967. Umas das novidades do elenco diretivo foi o diretor das atividades desportivas amadoras: Jorge Nuno Pinto da Costa, que após vários anos como seccionista integrava pela primeira vez a direção do clube. Mais tarde, o atual presidente escreveria na sua autobiografia: “Aqueles três anos, reconheço-o hoje, corresponderam, para mim, a um verdadeiro e profícuo estágio”.»

Como tal, relembramos a efeméride com extrato do livro “6 ANOS DE PROGRESSO NA VIDA GLORIOSA DO FUTEBOL CLUBE DO PORTO”, escrito por Rodrigues Teles, incidindo na constituição dos órgãos diretivos, incluindo já então Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa como um dos diretores das “Actividades Desportivas Amadoras”.


O tema, a propósito, dá a preceito para puxar os cordéis da memória através de algumas imagens dessas eras, com que se ilustra mais umas boas lembranças de tempos idos na vida portista.

= O Presidente Pinto de Magalhães na cerimónia da inauguração de melhoramentos na “Sala de Recepções do Lar do Jogador Sénior” - acompanhado por um associado benemérito (José Coelho, autor da então valiosa oferta dos encargos da remodelação dessa dependência da mesma casa do clube), mais Laurentino Pereira, ao tempo diretor do Lar, e de futebolistas da equipa principal (vendo-se Valdemar, Custódio Pinto e Gualter). Como fundo visual, na decoração, constam quadros emoldurados da vida do clube, notando-se que um desses é da equipa vencedora da Taça de Portugal de 1968. =

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário