Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 3 de junho de 2018

Portista António Carvalho vence a 28.ª edição do Grande Prémio JN, FC Porto coletivamente e João Rodrigues bisa nas classificações da montanha e metas volantes


O portista António Carvalho (W52/FC Porto) sagrou-se, este domingo 3 de junho, vencedor da 28.ª edição do Grande Prémio JN, ao concluir a prestigiada corrida do Jornal de Notícias bem posicionado no final da etapa de encerramento e naturalmente com melhor tempo geral, após conclusão da prova na última tirada ganha pelo companheiro César Fonte.


António Carvalho vence assim o Grande Prémio do Jornal de Notícias, considerada a segunda mais importante prova do calendário do ciclismo português. 


Era esta uma vitória há muito esperada, no desejo dele cortar a linha da meta como vencedor geral e pessoalmente muito ansiada pelo autor destas linhas. Num triunfo consolador, também, pelo estímulo e como compensação por tudo, para a equipa azul e branca que tão assolada tem sido pelo infortúnio de diversas quedas e lesões consequentes.


Como tal isto finalmente dá para um desejado artigo evocativo. E logo com uma concludente vitória. Tendo assim, à chegada à última meta, o FC Porto conseguido um grande triunfo, fruto do trabalho coletivo da equipa.


António Carvalho, agora pelo FC Porto, sua equipa desde que o FC Porto regressou ao ciclismo e o seu clube de coração também, repetiu o seu triunfo visto igualmente já haver sido vencedor individual da mesma prova em 2015. Assim como deste modo iguala o feito anterior do seu tio Fernando Carvalho, que até agora era único ciclista vencedor de duas edições do Grande Prémio JN (em 1986 e 1989).


Culminou de modo apoteótico este Grande Prémio JN, decorrido durante sete dias, em que quase todos os dias houve mudanças do primeiro lugar individual, até que na derradeira jornada vingou uma fuga em que António Carvalho foi protagonista, destronando por fim o anterior camisola amarela; enquanto dos dois colegas da fuga final venceu o colega de equipa César Fonte, chegado à frente na reta final da sétima e última etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc, em Gaia. A última e decisiva etapa, em que César Fonte, também do FC Porto, venceu à frente de Edgar Pinto, a dois segundos, seguidos pelo vencedor do dia, António Carvalho.


O ciclista dos dragões António Carvalho partiu para este último dia da competição na quarta posição da geral, a 20 segundos do camisola amarela Joni Brandão (Sporting/Tavira), mas entrou, no último terço da etapa, que ligou o Porto e Vila Nova de Gaia, na fuga que se revelou decisiva para conquistar o triunfo final.


No pódio final da prova, secundando o portista António Carvalho ficou Edgar Pinto, da equipa Vito-Feirense, no segundo lugar, distanciado a 53 segundos do líder, enquanto o terceiro foi o sportinguista Joni Brandão, a 4 minutos e 16 segundos de António Carvalho.


Vencedores finais:

Classificação Geral Individual - António Carvalho
Geral Metas Volantes – João Rodrigues
Geral Prémio Montanha - João Rodrigues
Geral Equipas - W52 FC Porto


Para a história e fazendo memória relacionada, é de realçar que a edição de 2018 do Grande Prémio Jornal de Notícias empolgou o sentimento portista este domingo com um domínio total e absoluto da W52-FC Porto, com os portistas a segurarem o 1º lugar de quase todas as diferentes classificações. Tendo, na etapa de todas as decisões os Dragões dado uma autêntica lição à concorrência, num recital de bem estar. César Fonte venceu a ligação de 166 quilómetros entre o Porto e Gaia, mas o dia foi de António Carvalho, que se chegou à frente para vencer a mais apetecida das classificações. O corredor portista deixou toda a concorrência para trás. Edgar Pinto (Vito-Feirense-BlackJack), a 53 segundos, foi o rival mais próximo, enquanto Joni Brandão, que vestia de amarelo à partida para a última etapa, ficou a 4m 16s no final das contas.


A juntar ao triunfo da geral e ao da etapa, os Dragões venceram também a classificação coletiva e João Rodrigues levou para casa as camisolas relativas às vitórias na classificação das metas volantes e da montanha. Bem como, além do prémio da Combatividade atribuído a João Rodrigues em três etapas, como principal animador das mesmas, na última foi o referido prémio de mais combativo para António Carvalho.


Além do vencedor, António Carvalho (20h 10m 39s) terminaram a prova mais cinco portistas: Gustavo Veloso foi sexto (a 4m 41s), João Rodrigues nono (a 5m 35s), César Fonte 13.º (a 8m 48s), Ricardo Mestre 17.º (a 15m 04s) e Rui Vinhas 44.º (a 52m 06s).

ARMANDO PINTO
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Nota Bene: Sobre António Carvalho, suas ligações à história ciclística, antecedentes no GP JN e outras comparticipações, confira-se e recorde-se alguns artigos anteriores deste blog, entre os quais este (clicando) em
- Linhagem ciclo-portista de Carvalhos ...

Aditamento: De tão retumbante vitória, num triunfo esperançoso quanto ao futuro, pela garra e alma ciclista da equipa dos ases do pedal do FC Porto, junta-se registo da reportagem do jornal O Jogo do dia seguinte, através de recortes do que vem escarrapachado na edição do referido diário desportivo de segunda-feira 4 de junho:

AP

2 comentários:

  1. PARABÉNS MUITOS PARABÉNS E MUITOS EXITOS FUTUROS !!!

    ResponderEliminar
  2. O ciclismo está no sangue do F C do Porto. Parabéns António Carvalho e W52 F C Porto.

    ResponderEliminar