Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 28 de junho de 2018

Revista Dragões - Edição Especial


Chega agora ao conhecimento a publicação dum número extra da revista oficial do FC Porto, “Dragões / Edição Especial”, numerada com o nº 378 e indicação correspondente ao mês de Maio, surgida entretanto na apresentação informática por estes dias de junho (para já disponível "on line"), dedicada ao Campeonato Nacional de 2017/2018 conquistado pelo FC Porto – “Um título especial traduzido em números e contado na primeira pessoa” conforme o subtítulo impresso na capa, sob destaque intitulado “O Campeão Voltou”.

Quando não havia ainda muitos dias que chegara à nossa caixa do correio a anterior edição da mesma revista (de papel, para ter e guardar), cujo número de abril historiando já o título nacional de futebol anteriormente tinha ficado disponível na edição informática tempos antes, vem assim a atual edição especial complementar esse papel e legar uma memórias mais completas sobre tão importante conquista. Enquanto se estava a imaginar se um sucesso desses às tantas não iria ter uma publicação capaz de guardar à posteridade tal façanha, eis que finalmente aparece esta revista a contar tudo o que merece ficar para a história, sobre o título de Campeão Nacional que volta a atualizar o Hino do F C Porto.

Antigamente, durante largos anos, foram feitos livros a historiar as épocas vitoriosas do FC Porto. Ultimamente estava a deixar de haver assim algo do género. Com algumas exceções do que tornou possível existência acrescida na biblioteca do autor destas linhas, pelo menos, de mais um livro bem elaborado, conforme sucedeu há anos: Pois, do também anterior título nacional de futebol sénior obtido pelo FC Porto, o Campeonato da Liga portuguesa que o FC Porto conseguira vencer antes do hiato recente, houvera edição de um livro publicado por um jornal, mas (pensamos que por motivos de direitos legais, porque agora há os produtos oficiais privativos, como se sabe) este ano não havia nada, nem a nível externo nem interno. Até que agora a revista Dragões, com esta edição especial, vem preencher essa lacuna que se estava a verificar. Para já em formato digital, na versão informática, para depois aparecer também na edição impressa, em papel normal. Sendo de saudar tal iniciativa, perante essa realidade concretizada!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário