Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 22 de julho de 2018

Alarcón vence o Grande Prémio de Portugal "Nacional 2"


Durante cinco dias, em cinco etapas, Portugal foi percorrido pela corrida de ciclismo de norte para sul através da estrada Nacional 2, prova assim decorrida ao longo da maior estrada da Europa, a chamada Nacional 2, desde o cimo de Portugal, a partir de Chaves, até ao Algarve, a terminar em Faro. Edição primeira esta que, ao assinalar a existência dessa estrada de tão longo percurso, teve como primeiro vencedor o ciclista do FC Porto Raúl Alarcón, da equipa W52-FC Porto, também triunfante por equipas.


Primeira edição agora realizada, entre 18 e 22 de julho, ligando Chaves a Faro ao longo de cinco etapas, o Grande Prémio Nacional 2, como se denomina a nova grande corrida, teve um total de 779 quilómetros, ao longo da maior estrada da Europa e terceira do Mundo, a pôr a EN 2 no mapa do ciclismo mundial.


Prova esta que, pela importância que se lhe atribui, teve nesta primeira vez o antigo e prestigiado ciclista Cândido Barbosa com o honroso cargo da direção desportiva de tal grande competição de alto nível competitivo, classificada pela UCI no nível 2.2 [por etapas de segunda categoria]". Com objetivo de nos próximos anos a prova ser classificada em 2.1 [primeira categoria] e com mais um dia de competição", segundo foi anunciado. Nas palavras de Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, afirmando que "este é um projeto fantástico, que une Portugal de Chaves a Faro, demonstrando que o ciclismo continua a ser a modalidade que mais une os portugueses".


Chegada ao fim esta corrida de amplitude clássica, a Nacional 2, na ligação duma extremidade em Chaves e chegada à outra em Faro, é de assinalar então a vitória de Alarcón que venceu a primeira etapa e desde aí manteve sempre a camisola amarela, com alargada vantagem. Enquanto coletivamente também a equipa azul e branca venceu por equipas, em mais uma demonstração de categoria, mesmo sem apresentar a totalidade dos principais ciclistas, pela gestão necessária no decurso da época.


Assim sendo, RAÚL ALARCÓN É O VENCEDOR DO GP PORTUGAL NACIONAL 2, tendo o Ciclista da W52-FC Porto estado toda a prova na liderança da geral individual.


Para a história: Raúl Alarcón é o grande vencedor do 1º Grande Prémio Portugal Nacional 2, que terminou este domingo 22 de julho com a realização da quinta e última etapa, a ligar Ferreira do Alentejo a Faro (142,8 quilómetros). O ciclista da W52-FC Porto concluiu assim a boa exibição mantidada desde que assumiu a liderança da prova no primeiro dia e não mais a largou.


Com efeito, a vantagem conquistada na etapa inaugural acabou por ser decisiva para o triunfo final de Raúl Alarcón, que consumou o Grande Prémio Portugal Nacional 2 com 2 minutos e 39 segundos de vantagem sobre Mário González (do Sporting-Tavira) e 2m 43s sobre David de la Fuente (Aviludo-Louletano-Uli), segundo e terceiro classificados, respetivamente.


Da equipa portista presente, César Fonte (8.º), José Neves (12.º), Rui Vinhas (18.º), João Rodrigues (31.º), Samuel Caldeira (36.º) e Daniel Freitas (78.º) foram os restantes Dragões em prova. A boa prestação portista também se refletiu na classificação geral por equipas, com a W52-FC Porto a vencer coletivamente.


Parabéns Raúl Alarcón e equipa W52 FC Porto: fantástica prova!


Alarcón, além da vitória da classificação final na Geral Individual, também venceu o Prémio da Montanha.


Classificações finais respeitantes ao FC Porto:

Geral Individual Final
1º Raúl Alarcón 18h 00m 18s
8º César Fonte +2m 56s
12º José Neves +3m 09s
18º Rui Vinhas +4m 01s
31º João Rodrigues +5m 47s
47º Samuel Caldeira +11m 26s
78º Daniel Freitas +31m 43s

Geral Equipas
1º W52 – FC Porto

Geral Montanha
1º Raúl Alarcón
2º João Rodrigues
3º César Fonte

Geral Juventude
3º José Neves

Em resumo e conclusão: Raúl Alarcón e a W52-FC Porto fizeram hoje história ao serem o primeiro ciclista e equipa a vencer no 1º Grande Prémio de Portugal Nacional 2.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário