Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 28 de julho de 2018

Apresentação da equipa principal do futebol do FC Porto


Todos os anos há algo de similar no começo de cada época, para lá das esperanças e fé que move os passos ao local da apresentação oficial da equipa portista do futebol sénior, para ver a equipa principal, afinal, do FC Porto, sendo o futebol o desporto rei. Diferindo apenas a amplitude, através dos tempos.

Em épocas de outrora tudo se processava inicialmente no antigo confessionário dos balneários, com a equipa técnica a ser apresentada pelo presidente e pelo chefe do departamento de futebol, seguindo-se inicial palestra do treinador e posterior reunião de conjunto a definir as linhas mestras para a época, até que os jogadores subiam ao relvado do estádio das Antas, perante a curiosidade dos sócios e restantes adeptos ciosos e sequiosos de ver futebol através dos jogadores do FC Porto. Muito diferente dos tempos atuais, em que a apresentação aos sócios e apoiantes acontece já com os trabalhos de preparação em curso, após treinos e estágios, metendo programa festivo deveras atrativo, como hoje se verifica.

Não faltam fotos desses momentos, dos mais variados modos e feitios. Contudo, para assinalar mais um início de época a sério, desta feita em dia de apresentação oficial da equipa portista para a época que se perfila após a grande conquista ainda de fresca memória, ilustra-se esta singela memorização com uma imagem pessoal nas bancadas do estádio das Antas no dia de apresentação de há uns anos bons – quando em 1996 o autor deste blogue, mais uma vez, se deslocou propositadamente ao Porto, nesses tempos em que ainda nem havia autoestrada de ligação do interior do distrito do Porto para a capital do Norte, por exemplo, para presenciar in loco a apresentação do FC Porto. Por sinal em dia da chegada do Jardel e entrada em cena do restante plantel que, mais uma vez teve uma grande época, depois. Entre cujo lote estava Sérgio Conceição, então a ingressar no plantel de honra do FC Porto, vindo de estada no FC Felgueiras por empréstimo, após alguns tempos de rodagem nalguns clubes.


Na pertinência, como que a dizer que vem a propósito, complementa-se pois este assinalar dessa tal vez, dum dia da apresentação, através de algumas páginas da revista Dragões, como ilustração acrescida, com correspondentes páginas de reportagem alusiva.


Ontem como hoje, a fé move os nossos passos, agora para o estádio do Dragão!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário