Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 31 de julho de 2018

Coleção “À Volta da Volta a Portugal” do JN – Caderneta com pequenas histórias da “Volta”


Com o aproximar do início da “Grandíssima portuguesa”, estando a Volta a Portugal em bicicleta prestes a arrancar para a estrada, cresce a atração pela maior prova nacional do desporto dos pedais. Atenções naturais que são acrescidas no mundo portista, sabendo-se que o FC Porto, apesar de ter começado a participar na Volta muitos anos depois dos outros clubes grandes e outras equipas tradicionais da modalidade, tal como de permeio ter estado ausente à volta de três décadas, ainda é o clube com mais vitórias no historial da Volta, com 14 vitórias individuais e 15 coletivas, além de prémios de montanha e outros entre as diferentes classificações.  Até agora, antes da Volta de 2018.

Sendo assim este tempo de atento seguimento ao que se relaciona com o ciclismo, e como é normal haver nalguns anos certas iniciativas tendentes a cultivar o interesse que a grande corrida desperta, já anda na roda mais uma iniciativa relacionada – uma coleção de fotografias autocolantes para completar a caderneta que o Jornal de Notícias publica.


Assim, numa espécie de caderneta, em formato circular, por associação à roda de bicicleta que inclusive aparece desenhada, ficam impressas algumas notas historiadoras de algumas passagens da Volta a Portugal, desde 1927 (com hiatos de alguns anos, em diferentes períodos, em que se não realizou) até 2017. Numa coleção também da espécie tradicional de cromos, que vêm em lâminas com imagens autocolantes, para ir acrescentando sucessivamente até completar. Obviamente numa ideia de promoção a que o jornal seja adquirido por mais gente que o normal (visto as peças serem entregues com o jornal diário, paulatinamente, dia a dia, ao longo do tempo decorrido da Volta), mas em louvável ação, pois possibilita mais algum acervo documental a quem gosta destas coisas.


No caso, através desta coleção pode conhecer-se ou recordar «histórias em torno da mágica corrida que apaixona os portugueses. Uma coleção com um novo olhar e novas histórias sobre o maior evento do ciclismo português. Grátis, com o JN», que já começou a partir de 29 de julho. Procurando tal «caderneta "À Volta da Volta a Portugal" do JN, sequenciar, numa linha do tempo, os temas mais significativos da história da corrida.» Tratando-se «de uma coleção de qualidade, certificada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, destinada a enriquecer o património velocipédico nacional». Em «Campanha válida de 29 de julho a 17 de agosto


Registamos mais este facto, aqui, não por a iniciativa precisar de promoção, além da que o jornal difunde – nem há aqui sermões encomendados, e neste espaço muito menos missas de falsos padres – mas simplesmente para dar conhecimento do facto aos amigos leitores deste cantinho, havendo mais interessados em colecionismo e recolha de documentação ilustrada, sobre desporto e particularmente do clube especial que nos identifica e une. Assim como para chamar a atenção, no sentido construtivo, que realizações destas, muito bonitas e apreciadas, precisam sempre de cuidado na concretização, através de elaboração atenta, também. Ficando algo explícito entre as imagens de ilustração a este artigo.

Venha agora a Volta, com mais uma peça para juntar à biblioteca, a modos como desejamos que venha mais outra coroa de louros, mais taças de vitórias individual e coletiva, para o ciclismo do FC Porto.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))  

2 comentários:

  1. Há uma caderneta de 1985, Heróis da Estrada, também do JN, que poderá obter aqui https://userscloud.com/ap783dpuk46x. Tem diversos atletas do do FCPorto. Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho essa caderneta, em recortes de banda desenhada, edição simultânea do JN e d' O Jogo, que colecionei na época, em 1986. Da qual tenho usado algumas imagens digitalizadas em diversos artigos. É aliás das melhores que conheço, em diversos aspetos. Mas obrigado pela informação. Ficando a dica para eventuais interessados, que a não tenham.
    Abraço
    Armando Pinto

    ResponderEliminar