Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Como o FC Porto era visto na década dos anos 40’s – segundo reportagem da revista Stadium, publicação lisboeta de difusão desportiva de impacto nacional nesse tempo…


Na passagem dos tempos e evolução das circunstâncias, nem tudo evoluiu em Portugal à medida das realidades, mas quantas vezes apenas perante as dependências. Tal o que se nota no desporto português e na inerência relativa das publicações técnico-desportivas, conforme a fácil perceção relacionada com o panorama atual de jornais e canais televisivos sectários, contudo não diferindo muito de outros tempos em que as publicações de maior fama estavam com a mesma dependência do sistema de sempre. Como ainda se tem verificado com jornais demasiado dependentes do regime vigente, como são A Bola e o Record, embora nem só atualmente mas já de longa data, deixando grandes saudades da existência do antigo O Norte Desportivo que era uma das pedradas no charco de outros tempos.


Tal o que ainda agora, pesquisando numa revista de grande divulgação como era a Stadium, se verifica que pelos idos anos das décadas de quarenta e cinquenta, enquanto ao Benfica e ao Sporting, por exemplo, eram dedicados grandes espaços e profusas reportagens, carregadas de fotografias, ao FC Porto pouco mais era facultado que umas duas ou três imagens, quando não menos, apenas para não parecer mal. Só aparecendo mais quando era para dizer mal ou à procura de minar negativamente as mentalidades. Algo que hoje se torna notório na diferenciação de documentação histórico-ilustrativa à posteridade.


Assim, para se ver como nessas circunstâncias o FC Porto era visto apenas como um clube do norte, mas mesmo assim sem conseguirem retirar a importância que o grande clube português já detinha, deitamos olhos a uma reportagem inserta na revista Stadium, de Julho de 1944, como testemunho da visão sobre o FC Porto nesses idos tempos.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Nessa arca que se vê na fotografia, segundo dizia meu avô que falava nela de a ver no museu do FCP na sede da Praça do Município, estavam guardados religiosamente antigos documentos, como os livros de actas, escrituras dos bens imóveis do clube, etc.

    ResponderEliminar