Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Efeméride: Célebre “Caravana da Saudade”


"Aconteceu" – 13 de julho (de 1949)

«Há 69 anos, o FC Porto partiu de Lisboa no navio Império rumo a uma digressão em África, que ficaria conhecida como Caravana da Saudade (título de um livro de Delfim Pinto da Costa, dirigente do clube que participou na viagem). Durante quase três meses, a equipa principal de futebol viajou por Angola e pelo Congo Belga, participando em dez encontros particulares e vencendo todos. Mais importante do que os jogos e os resultados foi o contacto direto que foi proporcionado entre a comitiva e os milhares de portistas que viviam na maior colónia portuguesa.»
(“Dragões Diário”)

= Pose da equipa do FC Porto em Sá da Bandeira - Angola / 1949. Com o guarda-redes Valongo como titular, em virtude de Barrigana não se ter podido deslocar, devido a lesão sofrida dias antes  =

Como é bem lembrado na newsletter diária do FC Porto, foi realmente algo de realce essa longa digressão do FC Porto a terras da então África Portuguesa e região próxima de acolhimento de muitos portugueses também. Tão importante que levou inclusive a que, do relatório entregue à direção do clube pelo responsável da delegação portista, resultou a publicação de um livro, pela necessidade de salvaguardar a memória de quanto representou esse abraço levado aos compatriotas e consócios residentes naquela província ultramarina, por quanto foi traduzido no fervor então sentido e vivido de parte a parte.

Como nota memorial, ao assinalar-se mais esta efeméride, no caso sobre o início dessa viagem em que o FC Porto se fez representar tão bem por aquela embaixada, juntamos imagem da capa do importante livro que é um marco na literatura sócio desportiva, feito por aquele dirigente do clube que também foi redator do antigo jornal O Porto, Delfim Pinto da Costa – hoje com nome apelativo pela natural relação que essa ordem dos apelidos pode chamar a atenção, sem contudo ter nada a ver com o atual presidente Pinto da Costa, a não ser pelo Portismo comum. Mas aí também o autor destas linhas é Costa Pinto, mudando apenas a ordenação de nomeada (e o presidente Nuno Pinto da Costa até teve um tio de nome Armando Pinto, outro e naturalmente muito mais velho). Não que haja confusão, a sério, mas porque pode haver.

= Presença memorial da deslocação da Caravana da Saudade, através da valiosa Taça Salvador Correia de Sá e outras recordações, em vitrine do Museu FC Porto By BMG. =

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário