Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Efeméride do lançamento das sementes de relva no estádio das Antas


Em todos os inícios há sempre que semear para depois colher, ou seja há o ato de introduzir para fazer algo nascer, conforme os casos. Tal como desportivamente, pela fase de preparação, há um tempo de planear a germinação, com vista aos frutos que daí advêm. Vindo de imediato ao pensamento o que ansiamos sempre para o FC Porto, ao início de cada época, na fé do porvir.

Foi assim também no caso da concretização da edificação do mítico estádio das Antas, velho sonho dos antepassados portistas e realidade das gerações seguintes. Vindo a talhe, na ocasião da passagem da correspondente efeméride, lembrar a ocasião em que foram deitadas as primeiras sementes para o relvado original das Antas.

Foi a 26 de julho de 1951, que foi lançada à terra a semente para o relvado do estádio das Antas, então em construção.

Ao tempo, ainda o arrelvamento era feito com sementes deitadas no próprio local e com tempo para a respetiva nascença. Levando que a semeadura no terreno tivesse de ter sido efetuada ainda com as bancadas em construção, para dar espaço de tempo a nascer enquanto a obra decorria.

Dessa evolução, pode-se ter ideia através de imagens de antes e depois. Primeiro com uma captação visual de Outubro de 1950, conforme ficou publicada na revista Stadium a situação nesse tempo.


O Estádio do FC Porto, como seria e foi o nome oficial, era mesmo algo de relevância nos mais variados quadrantes do sentimento relacionado, como se comprova por artigo jornalístico a fazer crónica correspondente, conforme publicação de Setembro de 1951 na revista Stadium.


Enquanto isso, após o início das obras do anfiteatro das Antas, enquanto já se viam as bancadas em formação (perante cenário aéreo com as cestas de carvão que faziam o trajeto de S. Pedro da Cova para o Monte Aventino), foi sendo preparado o retângulo de jogo para receber as primeiras sementes de relva – conforme imagem coeva, que se dá à estampa.


Até que chegou o tempo do semear da relva. Acontecendo isso em data de finais de Julho, para aproveitar o tempo de calor propício ao natural desenvolvimento e nascença.

Estava-se na fase tradicionalmente quente da época de veraneio em Portugal. Ainda no âmbito das festas tradicionais das terras dedicadas a S. Tiago Maior, o Apóstolo da Península Ibérica, a cujo túmulo em Compostela desde séculos acorrem peregrinos, por cujos itinerários dos Caminhos de Santiago se fundaram comunidades paroquiais com S. Tiago por Orago. Como que por analogia, estava a ser também profetizado no Porto algo sublime.

Nesse dia, a 26 de Julho de 1951 – conforme passou a constar nos anais portistas e ficou registado na História do FC Porto escrita por Rodrigues Teles, em seu 3º volume – a ocorrência foi marcante na consolidação do anseio. Facto agora relembrado na newsletter “Dragões Diário”, como acontecimento:

«Faltavam dez meses para a inauguração do Estádio das Antas quando, a 26 de Julho de 1951, foi semeada a relva do novo estádio. Norman Hall, ex-jogador de classe da década de 1920 e sócio honorário, dirige todos os trabalhos, ele que foi a Inglaterra fazer a seleção das melhores sementes.»


Das envolvências e do próprio tema deu conta mais tarde o jornal O Norte Desportivo, aquando da comemoração dos 25 anos do referido estádio portista, historiando passos históricos a que ficou ligada a A Sementeira, casa que faz parte das memórias portuenses.


Por uma foto coeva, do dia da sementeira, fica-se com ideia da importância do ato e de quanto a evolução da construção do estádio representava então - vendo-se o carro com as sementes, devidamente engalanado e ilustrado.

Na sequência dos acontecimentos, está ligado ao arrelvamento das Antas Alípio Pereira Dias. Ao qual, no livro "FC Porto figuras & factos 1893-2005", por J. Tamagnini Barbosa e Manuel Dias, é descrito esse grande portistas: «Comerciante bem conhecido e estimado na cidade do Porto, associado do F. C. do Porto, sempre se disponibilizou para colaborar, leal e desinteressadamente, com sucessivas Direcções do clube. Proprietário de um estabelecimento comercial na Rua Mouzinho da Silveira, "A Sementeira", ficou a dever-se-lhe a oferta, sem o mínimo encargo, da semente para o primeiro arrelvamento do Estádio das Antas. (Posteriormente) Em 1987, foi distinguido, a título póstumo, com o "Dragão de Ouro" como "Sócio do Ano".»


Atendendo a toda a vivência em torno do assunto e enquanto enquadramento ao desenvolvimento na Vida do FC Porto, respiga-se ainda da mesma obra da História do FC Porto, escrita na década de cinquenta, um manifesto de regozijo – antevendo, já então, o que sempre foi e será o FC Porto: Um GRANDE CLUBE!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário: