Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Festa da Apresentação Oficial do FC Porto 2018/2019, com gente da mesma cor !


Não é preciso referir tratar-se do futebol e especialmente do plantel principal, bastando indicar ser FC Porto. Por tudo o que é óbvio e mais atrativo publicamente. Sendo assim a festa do regresso do futebol portista a casa, após as férias e na proximidade da nova época, uma festa evidente. Como foi este sábado último de julho de 2018 em pleno ambiente do Dragão, desde as imediações, passando pela zona da loja e do museu, até se sentir o que mais cativa, dentro do estádio e com os olhos rasos da imensidão azul e branca de preenchimento ao fluxo chegado ao coração.


De volta ao mundo alvi anil da zona das Antas, agora no imponente conjunto desportivo-social do Dragão, para lá da visão do novo painel pintado junto às bilheteiras vizinhas do espaço do museu e do bar, foi possível adquirir mais um livro para a coleção de literatura portista. Passando a poder ver e ler o volume escrito pela “guionista” Joana Marques, sempre engraçada, no termo popular de pessoa com ironia interessante, como expõe nas suas 92 mini histórias a totalizar minutos de épica memória. De permeio com maneiras de passar o tempo a observar tudo o que nos enche as medidas, e por fim dar asas ao voo do pensamento, para pousar em degraus da bancada a ver a entrada de apresentação do plantel, embora sabendo que ainda não será definitivo, perante cenário possível de poder haver alterações. Por entre números do programa, que até teve momento de homenagem a Mister Robson, o treinador que ficou ligado no FC Porto ao começo do Penta e é comum à história de FC Porto e Newcastle. E por fim o jogo, para dar corda às chuteiras que os jogadores calçam em nosso nome, desta feita ainda sem ser a sério, mas de modo experimental, para cunho mais real à festa.


Foi de festa, na verdade, o espírito vivido no Porto, no sábado dia 28 de julho, na apresentação oficial da equipa do FC Porto para a época quase à porta. Por entre agradável panorama de ver que nos dias que correm o FC Porto é admirado por gente de todas as idades, como vimos o estádio a encher-se de muitas crianças, com muitas camisolas azuis e brancas de diferentes fases dos padrões dos sucessivos equipamentos de anos ainda recentes e sobretudo atuais à Porto, mais raparigas e mulheres em número cada vez mais crescente, além dos seus acompanhantes obviamente, por entre a mole humana de tantos e tantos portistas ali com o mesmo sentido do Portismo que nos corre nas veias.


Disputado o desafio de futebol entre o FC Porto e o Newcastle de Inglaterra, que era número final do programa, ainda que o resultado do jogo nem fosse o mais importante, saldou-se tal prélio num empate, apesar do FC Porto ter tido oportunidades mais que suficientes para ter podido ganhar, não fosse as bolas saídas de alguns remates terem estrondosamente esbarrado nos postes e traves, mais um ou outro lance salvo por defensores da equipa inglesa quase sobre o risco, contudo também com culpas caseiras de alguma inoperância e falta de eficácia noutros momentos.


De notar, pelo meio, que ficou desde já mais uma amostra do que continua a ser o sistema desportivo interpretado pelos agentes da arbitragem, a partir da imagem deixada pelo árbitro do encontro. Tanto que, apesar de ser o que era, sem contar para qualquer prova, ficou um penalti por marcar, obviamente a favor do FC Porto, quase no final do encontro – em seguimento de livre direto, cujo remate foi impedido de ir para a baliza com o cotovelo metido por um defensor adversário, que saltou na barreira daquele modo. Como pode aquilo não ter sido visto a pouca distância, como estava o árbitro e o próprio auxiliar? Logo o avançado portista, no caso o Hernâni, levantou o braço a reclamar e o público desse lado da bancada mostrou ter-se apercebido. Inclusive as imagens da transmissão televisiva mostraram bem, segundo se pode ver. Ou seja, até a feijões os funcionários do poder não conseguem esconder para o que andam ali… Mesmo, como foi, a deixar os adversários usarem de rudeza durante todo o jogo. Se começa a ser assim ainda com a procissão no adro, o que será depois quando sair a terreiro…


Então, de volta a casa, passada essa parte do dia no sítio em que nos sentimos bem, um dos locais que mais gostamos de estar, fica a esperança de um bom porvir (dentro das possibilidades em jogo dentro do campo, desde naturalmente que a equipa consiga sempre superar as contrariedades. Caso seja possível marcar mais um golo que os que os árbitros subtraírem, por exemplo, e a moral seja superior às artimanhas do costume).


Enquanto isso, damos uma inicial passagem de olhos pelo livro adquirido pessoalmente no mesmo dia, da Joana Marques, que faz sorrir no gosto da nossa cor comum, a pontos que quase apetece sugerir-lhe que continue nessas linhas, proximamente com mais histórias a propósito da conta dos 125 anos do FCP que estão quase a ser comemorados. Não faltando mais motivos, até para então não se referir só ao futebol, mas lembrar também que o FC Porto é grande no ciclismo, com exemplares eternos como o tão popular Fernando Moreira, mais tantos heróis dos pedais, desde Dias dos Santos, Moreira de Sá, Onofre Tavares, o papa etapas Artur Coelho, o rei da montanha Carlos Carvalho, uns ídolos como foram Sousa Cardoso, Mário Silva, etc. e agora há Álarcon, Carvalho, Veloso, etc; quão no hóquei em patins tem havido bom manejo do aléu por craques como Cristiano, Vítor Hugo e Cª, inclusive que no basquetebol o FC Porto já teve um “Flash” Dover; como no andebol os campeoníssimos Fabião, Campos, Dias, Leandro, etc. etc.; para cortar a meta da memória com parcelas do ecletismo de outrora, a fazer lembrar corridas medalhadas dumas Aurora Cunha e Fernanda Ribeiro, mais saltos do Fernandes da vara e outros que tais. Tudo gente e factos recordados em espaços de memória portista e que fazem parte da História do FC Porto, clube que já teve pelo menos 20 modalidades e ainda vai tendo algumas em número dos dedos duma mão, mais, além do futebol.


E agora venha mais do mesmo, que é continuar a ver o FC Porto na mó de cima, para nosso encanto e descanso do coração.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário