Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 30 de setembro de 2018

Gala dos Dragões de Ouro, na comemoração dos 125 anos do FC Porto


Foi uma festa bonita de ver, a Gala do FC Porto decorrida ao dia seguinte da comemoração do 125º aniversário do clube, para entrega dos galardões Dragões de Ouro de 2018. Como tudo o que é do FC Porto é bonito e tem um colorido especial, sendo que quase tudo aparece em tons de azul diante dos olhos bem despertos.


Agora como existe o Porto Canal, mais uma vez foi possível muita gente assistir ao que se passou no Coliseu do Porto, local onde desta vez decorreu tal sessão festiva anual. Para além dos que tiveram possibilidade de estar presentes na própria sala de espetáculos, também todo o mundo teve oportunidade de presenciar pelas imagens televisivas. Sendo deveras interessante apreciar tudo o que se passou diante dos olhares públicos. De modo a ser até desnecessário fazer uma descrição exaustiva reportada ao evento. Registando-se unicamente aqui e agora mais esta ocorrência portista, desta feita de aspeto social, pelo facto em si, para memória também neste simples espaço comum.


Ficaram acima de tudo na retina algumas imagens mais salientes, na vivacidade dos afetos. Com a emoção do histórico “roupeiro” Moreno a dar toque emotivo especial e a ida ao palco do grande Casillas a ter impacto sensorial, mais a chamada de Sérgio Conceição para receber esse galardão mais que merecido, por fim partilhado por ele com todo o plantel à frente de todos.


Na passagem de tantas celebridades diante do público da sala e da casa ou local de encontro de cada qual, elevou-se ainda o reconhecimento a diversos outros galardoados com o Dragão de Ouro de 2018, entre os quais, além das categorias normais, se distinguiu o também justo reconhecimento de Alarcón, a fazer subir o portismo em pedalada forte, por o ciclismo ser modalidade que leva o FC Porto pelo país além, através da força humana, sem árbitros e deixando para trás sem apelo os comentadores adversários.


Por fim, perante a clarividência com que Pinto da Costa fez o seu discurso, sempre esperado, fica-se com a noção que ainda há Presidente à sua maneira. Algo que é sempre de apreciar, tal como sabe bem ver e rever imagens de grandes momentos, referentes a feitos gloriosos, embora fosse de também serem recordados outros mais antigos e sobretudo icónicos (lembrando, entre outros, o título de 1959, que deve ser mais vincado pelo significado do caso-Calabote, além de também se dever evocar o Pinga e um Hernâni, por exemplo…). Tal como começa a ser tempo de na atribuição do trofeu da recordação serem lembrados grandes valores de outras modalidades, para não ser sempre e só do futebol. Coisa que se repara tão só por se reparar em tudo o que transporta o que é o FC Porto de sempre e para sempre.


Foi pois mais um dia de intenso Portismo para quem sente o FC Porto. Na máxima que o FC Porto sempre e em tudo deve ser honrado, que o Porto nos contempla!


Armando Pinto

Nota: As imagens de ilustração naturalmente são retiradas de espaços públicos da Internet.

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário