Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Efeméride da estreia oficial de Soares dos Reis I no FC Porto


Manuel Soares dos Reis, o grande guarda-redes do FC Porto dos anos trinta e quarenta e mais tarde dirigente saliente na década de cinquenta, pelo menos, entre factos e feitos de sua ligação ao grande clube desportivo em cujo mausoléu repousa entre Glórias do FC Porto, é lembrado neste dia a propósito da passagem da efeméride de sua estreia oficial na equipa principal do FC Porto.

Na pertinência da data correspondente, relembramos esse grande vulto da história do FC Porto, curvando-nos diante de sua memória.


«Soares dos Reis, o primeiro guarda-redes internacional do FC Porto, estreou-se há 85 anos no Campo do Bessa, num empate a um golo frente ao Leça, a contar para o Campeonato Regional do Porto. Foi campeão nacional por três vezes, primeiro com Josef Szabo e mais tarde com Mihaly Siska, e ganhou um Campeonato de Portugal sob a orientação de François Gutkas. Foi ainda o guarda-redes da vitória do FC Porto na primeira edição da Taça Ibérica, quando, a 7 de junho de 1935, no Campo do Ameal, o campeão português derrotou o Bétis, campeão espanhol, por 4-2, com um golo de Pocas e um hat-trick de Pinga.» (Conforme é bem lembrado na newsletter oficial “Dragões Diário”)
~

Recorde-se que Soares dos Reis, o primeiro da sequência de três membros de tal ramo familiar que defenderam as balizas do FC Porto, é também homenageado neste espaço de memória portista no artigo sobre a dinastia dos Soares dos Reis, (clicando) em


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário