Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Efeméride do contrato de Sérgio Conceição para entrada no plantel principal do FC Porto…


«A 20 de novembro de 1995, um jovem que tinha acabado de completar 21 anos e que jogava no Felgueiras emprestado pelo FC Porto renovou contrato por mais três anos com os Dragões. Já está a ver quem é, não está? Se pensou em Sérgio Conceição, pensou bem. Na altura, o extremo que brilhava numa equipa que era treinada por Jorge Jesus expressou um desejo para o futuro: “Quero fazer carreira neste clube”. E, como bem sabemos, fez mesmo. Nas duas épocas seguintes integrou o plantel principal do FC Porto, participou em 77 jogos e marcou dez golos. Em 2003/04, após experiências bem-sucedidas na Lazio, no Parma e no Inter, regressou ao Porto para mais 12 jogos e um golo. E em 2017/18 tornou-se treinador do FC Porto. Nestas três passagens pelo clube, como jogador e treinador, já acumula no palmarés quatro Ligas portuguesas, uma Taça de Portugal e duas Supertaças. Nós só queremos que esta lista continue a crescer…»

Assim é referido na newslleter “Dragões da Diário” o facto histórico da assinatura do contrato definitivo do Sérgio e por extensão toda a envolvência da ligação de Sérgio Conceição com o universo portista.


Na ocasião Sérgio Conceição estava a jogar por empréstimo no Futebol Clube de Felgueiras, na primeira e única época, até agora, em que o clube duriense esteve na divisão superior do futebol português. E, ao tempo, o jovem Sérgio Conceição estava já a dar tanto de si em tal experiência na equipa da terra do Pão-de-ló, que levou a cativar as atenções dos responsáveis do FC Porto, de modo que logo no outono desse ano houve renovação do contrato com o FC Porto, ainda a época futebolística ia sensivelmente a meio da primeira volta do campeonato nacional. Ficando logo assim segura a continuidade do então jovem avançado na sua ligação efetiva ao grande clube Dragão.  


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))


Sem comentários:

Enviar um comentário