Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Falecimento de Joaquim Leão – Ciclista do FC Porto Vencedor da Volta a Portugal de 1964


Chegou notícia do falecimento de Joaquim Leão, desaparecendo assim fisicamente mais um ídolo de nossa infância e dos tempos em que o FC Porto fazia frente ao sistema desportivo nacional por meio do ciclismo…


Ora… Através de notícia difundida pelo Jornal Novo Regional e partilhada no universo dos comuns amigos portistas do facebook pelo grande Portista e amigo sr. Rui Costa, de Lordelo (Paredes), surge a informação deste acontecimento, triste, mas ao mesmo tempo propício e rememorar tão grande ciclista do FC Porto, como foi Joaquim Leão, o tal, que contrariando o nome, deu grandes alegrias ao mundo do clube dragão.

= Joaquim Leão, com a coroa de louros de trunfo na Volta a Portugal, num dos atos comemorativos com que na época foi homenageado, ladeado pelos seus colegas de equipa Mário Silva e Sousa Cardoso. =

Atente-se então na notícia do infausto desenlace:

« Morreu Joaquim Leão - Sobradense vencedor da Volta a Portugal em 1964
JORNAL N. REGIONAL QUARTA-FEIRA, 5 DEZEMBRO, 2018

Morreu Joaquim Leão. Foi esta manhã e a causa deverá ter a ver com problemas cardíacos. Joaquim Leão foi um dos quatro ciclistas de Sobrado que venceu a Volta a Portugal em bicicleta (os outros foram Fernando Moreira, Nuno Ribeiro e Rui Vinhas; e todos do FC Porto). Foi em 1964 que o ex-ciclista sobradense venceu a prova rainha em Portugal. No museu do FC Porto está a camisola da vitória com que Joaquim Leão envergava no dia 30 de agosto, quando terminou a Volta.


Joaquim Leão tinha 75 anos.

(O funeral realiza-se esta quinta-feira, dia 6, em Sobrado pelas 16 horas.)


Recorde-se sobre este grande desportista que agora nos deixa:

Tudo começou numa prova em Lousada, em 1957, quanto tinha 16 anos; numa prova em que participou como popular. Só depois é que o FC do Porto o contratou e foi com a camisola do clube azul e branco que percorreu as estradas do país com inúmeras vitórias durante cerca de uma dezena de anos.

Joaquim Leão conseguiu vários títulos, nomeadamente seis de campeão nacional de estrada, uma prova Porto-Lisboa e conquistou prémios, amigos e também dinheiro. Referia ao JNR o antigo ciclista que “cheguei a ganhar cinco contos, o que na altura era muito dinheiro, ganhava mais que um ministro. Recebia de luvas 25 contos por ano”.

= Joaquim Leão numa prova do Nacional de Ciclo-Cross, especialidade em que também foi campeão nacional. Na imagem a receber felicitações do então dirigente portista Venceslau Teixeira (antigo atleta de basquetebol e hóquei em campo, e mais tarde diretor de modalidades amadoras).

No seu café restaurante em pleno centro de Sobrado, o JNV desafiou Joaquim Leão a fazer comparações entre o ciclismo atual e o do seu tempo e o antigo campeão diz logo que “as diferenças são muitas, os clubes grandes tinham equipas de ciclismo, o que levava muita gente à estrada, as estradas eram outras e o material também outro. Agora é tudo mais sofisticado, o ciclismo era feito de outra maneira. A gente tinha de se preparar muito para a corrida, agora é mais fácil.”

Lembra(va)-se também do esquema de treinos, que eram à terça-feira e à quinta no clube. À sexta era dia de massagens, mas à quarta-feira, os atletas furavam o esquema e iam treinar pelas estradas até Vila Real. “O treinador nem sabia, mas nós íamos na mesma”, refere Joaquim Leão, lembrando-se da dificuldade da subida da Serra do Marão.

= Joaquim Leão com alguns colegas de equipa do FC Porto (Mário Sá, Sousa Cardoso e Mário Silva), em pose junto a uma artista de espectáculos musicais que faziam parte da receção à Volta... 


Este sobradense também experimentou a carreira de treinador, no FC do Porto e com passagem ligeira pelo Mota, com alguns atletas com sucesso.

Questionado sobre as lembranças e saudades que tem dos tempos das corridas, o ciclista campeão diz que “a cada passo me lembro das vezes em que as provas passavam por Valongo e não se podia passar no alto da serra com a gente que estava nas bermas. Era uma festa, agora faltam as equipas do Porto, Benfica e Sporting”.


Quando ganhou a Volta a Portugal, Joaquim Leão foi recebido como um herói. “Vim de carro descapotável, desde o alto da Serra até Sobrado era só gente na estrada. Em Ermesinde, a minha irmã que era freira, colocou-me uma coroa de flores. Aqui em Sobrado era só gente e foi uma festa tão grande como nunca mais se viu. Tenho mesmo muitas saudades desses momentos”.»


Dessa irmã e outros pormenores fala uma reportagem da revista Flama dessa época, da qual guardamos a respetiva reportagem e foto grande.


Aliás, na dita reportagem e mesmo as notícias que agora e mesmo antes têm referenciado Joaquim Leão, tem servido de ilustração uma grande foto, essa mesma, de Joaquim Leão com a coroa de louros de vencedor da Volta a Portugal de 1964. Foto essa cujo original é de arquivo pessoal do autor deste blogue “Memória Portista," aparecendo inclusive ao longo de anos, com as dobras com que a possuímos em papel, tal qual partilhamos em diversos locais com marca pessoal (A. P. ou AP-Memória Portista).

= Camisola amarela de vencedor da Volta de 1964, exposta no Museu do FC Porto - com efeitos da passagem do tempo. Um histórico símbolo de que o tempo pode deixar a traça esburacar objetos, mas a estimação histórica mantém-se.

Temos também (expressando em linguagem clássica, o autor deste blogue) uma cassete de vídeo, ainda no formato antigo de imagem, sobre a Volta ganha por Joaquim Leão, que ele próprio oferecera em tempos ao seu antigo colega de equipa Ernesto Coelho, em reconhecimento do mesmo ter sido um dos que mais o ajudaram no trabalho de equipa para essa vitória… e que, por sua vez, o amigo Ernesto Coelho me ofereceu, a mim, autor e gestor deste blogue.

= Joaquim Leão, com a coroa de louros sobre a camisola amarela de vencedor da Volta, em momento de saudação vitoriosa, tendo o colega de equipa Ernesto Coelho ao lado.  

Joaquim Leão, anos mais tarde, por alturas em que o FC Porto deixara de ter equipa de ciclismo profissional e manteve durante algum tempo apenas o escalão amador de formação, foi também treinador do clube. E continuou pelos tempos além sempre portista, um bom portista.

= Joaquim Leão com a faixa de campeão nacional, entre campeões, na equipa do FC Porto.

Que o Joaquim Leão lá no além continue com a sua pedalada de dianteira, como homem bom e portista, a velar pelo bem do que por cá continua a ser o mundo portista.

Descanse em paz, grande Joaquim Leão!

Armando Pinto           
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário